O sonho dos Xinguarenses de ter atendimento digno pelo judiciário pode se tornar realidade após décadas de espera

A notícia é considerada Excelente pela advocacia de Xinguara e região, que comemora também o inicio das obras de ampliação de sua sede

O sofrimento dos usuários do sistema Judiciário de Xinguara pode estar próximo de chegar ao fim. Há mais de 30 anos o atendimento do Judiciário em Xinguara tem sido um verdadeiro caos. O Fórum da Comarca funciona em um prédio antigo com péssimas instalações, sem contar que o prédio, além de ser muito antigo é pequeno, perigoso e insalubre, colocando Juízes, Promotores, Advogados e a sociedade em risco.

Atual instalação do Fórum de Xinguara

As esperanças de renovação de ter um novo fórum em Xinguara começou há exatamente 6 anos, quando, em 29 de janeiro, de 2015, uma comitiva com a presença do Juiz auxiliar do TJ/PA, Dr. João Batista Lopes Nascimento, acompanhado do Dr. Igor Abdon, secretario de administração do Tribunal, representando a Desembargadora Luiza Nadja Guimarães, (á época Presidente do TJPA), esteve em Xinguara, onde, realizou o ato solene de lançamento da Pedra Fundamental para a construção do novo Fórum de Xinguara.

Durante o evento em 2015, nossa reportagem falou com o Juiz Auxilia Dr. João Batista e durante a entrevista ele deixou claro, a tamanha importância da construção de um novo Fórum no município de Xinguara, o magistrado lembrou a época em que foi Juiz nesse município, e disse que a cidade evoluiu muito, por isso precisa de um Fórum que, possa dar condições de trabalho para os advogados e para os servidores. Na entrevista o Juiz disse que, “a luta é de muito tempo, desde o ano de 1994, quando foi dado o primeiro passo, quando o senhor Elviro Farias Arantes, prefeito na época fez a doação do terreno ao tribunal”, disse.

Desde então, tudo não passou do lançamento da pedra fundamental. Agora, 6 anos depois, as esperanças reacendem novamente com o convênio para a construção do novo prédio assinado pelo Governador Hélder Barbalho.

O novo prédio do Fórum que, além de Xinguara, atenderá os municípios de Agua Azul do Norte e Sapucaia e será construído em um terreno, com área total de aproximadamente 1.600 m², com uma estrutura moderna e ampla, localizado na Avenida Xingu, no centro da cidade.

Se mantido o projeto inicial, a estrutura contará com dois pavimentos, quatro varas cível e criminal, salão de júri, climatização, estacionamento para funcionários e para o público. O projeto segue o padrão de exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e após a conclusão da obra, Xinguara terá o segundo maior Fórum da região Sul do Pará, ficando atrás apenas da comarca de Marabá.

A informação da construção do Fórum foi anunciada pelo governador do estado, Helder Barbalho, mediante a assinatura de convênio com o Tribunal de Justiça, que também construirá os Fóruns da cidade de São Félix do Xingu e Salinas.

A CONSTRUÇÃO DO NOVO FÓRUM NÃO É A ÚNICA NOTÍCIA BOA PARA XINGUARA, OAB TAMBÉM TERÁ SEDE NOVA.

Maquete da Nova OAB Xinguara

Construída em 2015, no mesmo ano em que foi lançada a pedra fundamental do novo Fórum, a sede da OAB Subseção Xinguara, passa por uma ampla reestruturação e em breve será inaugurada a nova estrutura da entidade. Para o atual presidente da OAB Xinguara, Dr. Evandro Marcelino Santana, que falou com nossa equipe de reportagem, não teria notícia melhor para o momento.

“NOTÍCIAS BOAS EM DOSE DUPLA!”. “Com as recentes notícias amplamente divulgadas em redes sociais, nossas esperanças se renovam em relação a termos uma Sede digna para a Comarca de Xinguara, luta antiga e continua da Advocacia e Sociedade Xinguarense”.

“Para nos alegrar ainda mais, já iniciamos a reforma e ampliação de nossa Sede. Parabéns a todos que se empenharam e empenham nessas missões”. “OAB XINGUARA O FUTURO REALIZAMOS AGORA”, afirmou o presidente.

A Subseção da OAB Xinguara contempla os advogados dos municípios de Água Azul do Norte, Sapucaia, Rio Maria, Bannach e Floresta do Araguaia.

Botão Voltar ao topo