Pacientes superam o câncer e plantam árvores em homenagem à vida

A equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho – Unacon Tucuruí comemora a marca de 14 pacientes que terminaram o ciclo do tratamento e, agora farão apenas o acompanhamento.

A superação dessa fase é simbolizada com o toque de um sino e leva motivação a outros pacientes que ainda lutam contra o câncer. Segundo o diretor executivo da unidade Thiarle Dassi, o momento é especial e valioso. “Quando o paciente que teve alta toca o sino, os outros usuários vibram com a vitória do amigo e, desenvolve neles, a esperança de que também poderão melhorar e, um dia, também tocar o sino e comemorar mais um ciclo vencido”, observou o gestor.

Para celebrar ainda mais a vida e a superação dessa fase, no terreno da Unidade foi criado o “Jardim Unacon”, onde é feito o plantio de árvores e flores pelos próprios pacientes que tiveram alta do tratamento.

Atualmente, os tipos de cânceres mais comuns na Unacon são: o de cólo de útero e mama, entre as mulheres; e o de próstata nos homens, mas até pelas condições climáticas da região, o câncer de pele, também é um dos mais frequentes.

Antônio Figueiredo tratou o câncer de próstata na Unidade de Tucuruí por dois anos, e se emocionou ao agradecer o atendimento recebido. “Eu superei a doença, completei o meu tratamento aqui em Tucuruí e venci junto com todos da unidade e, por isso, estou tão emocionado”, confessou o usuário.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Texto: Vera Rojas / Agência Pará

Fotos: Agência Pará


SEM COMENTÁRIO