Notícias

Pará atinge 3º lugar no ranking de isolamento social no 2º dia de lockdown

Estado alcançou o índice de 47,08% considerado abaixo da média recomendada, que é de 70%

Com índice de 47,08% de isolamento social, o Pará atingiu o terceiro lugar, pelo segundo dia consecutivo, no ranking brasileiro entre os estados onde a população mais tem permanecido em casa, nesta sexta-feira (8). Apesar da colocação, a taxa segue muito abaixo do recomendado pelas organizações de saúde, que estabeleceram 70% de isolamento para que a medida seja efetiva. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Ualame Machado: objetivo é alcançar 70% de isolamento

“O Pará mais uma vez continua figurando entre as melhores unidades da federação no isolamento social, porém nas últimas semanas nós verificamos que apesar da posição no ranking estamos muito abaixo do esperado, mesmo com a terceira colocação. Isso é pouquíssimo perto do que a gente tem a obrigação de conseguir chegar. Na terça e quarta-feira fomos muito ruins no índice de isolamento, quinta e sexta essas taxas melhoraram, porém bem abaixo dos 70% ideal. A gente espera que a partir de agora, com o lockdown e com a fiscalização efetiva, possamos atingir essa meta”, afirmou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

Municípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, nesta sexta, estão nos municípios de Breves (61%), Irituia (60%), Cachoeira do Arari (59%). Já os piores municípios são Vitória do Xingu (30,3%), Água Azul do Norte (30,6%) e Goianésia do Pará (32,6%).

Belém e Ananindeua – Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa na sexta-feira foram: Terra-Firme (65,1%), Chapéu Virado (64,5%) e Nazaré (62,2%). Já onde as pessoas desobedeceram a recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento foram: Maracacuera (26,4%), Cotijuba (28,6%) e Carananduba (33,3%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados no bairro Centro (60,7%), Júlia Sefer (58,4%) e Cidade Nova I (57,5%). Já os piores índices foram observados nos bairros Curuçambá (38,7%), Heliolândia (38,9%) e Icuí-Laranjeira (41,1%).

Na sexta-feira, a capital paraense registrou índice de 51,2% e Ananindeua, 49,6%.

Serviço:

A porcentagem de isolamento dos 144 municípios paraenses e o monitoramento completo estão disponíveis em um espaço exclusivo sobre os índices no site da Segup.

Índices de isolamento por bairro em Belém na sexta-feira (8):

Melhores: Terra-Firme (65,1%), Chapéu Virado (64,5%) e Nazaré (62,2%)

Piores: Maracacuera (26,4%), Cotijuba (28,6%) e Carananduba (33,3%)

Índices de isolamento por bairro em Ananindeua na sexta-feira (8):

Melhores: Centro (60,7%), Júlia Sefer (58,4%) e Cidade Nova I (57,5%)

Piores: Curuçambá (38,7%), Heliolândia (38,9%) e Icuí-Laranjeira (41,1%)

Agência Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo