Notícias

Poeta de Xinguara ganha concurso internacional contando a história de vida das mulheres rurais

A poeta xinguarense, Kennya Silva, é a campeã do concurso “Vozes, Imagens, Histórias e Experiências das Mulheres Rurais”, a premiação foi anunciada  durante o Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Agroecologia, que foi realizado no Centro de Convenções, em Brasília, entre os dias 12 e 15 de setembro.

Kennya venceu na categoria “Relatos de Vida: Testemunhos e as experiências de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil, com a sua história de vida retratada após as conquistas vindas com a divulgação na Radio Nacional da Amazônia  do seu poema “Maria Quarqué”, onde ela conta a vida das “Marias” que vivem no campo.

O concurso faz parte da Campanha #MulheresRurais que  é uma iniciativa organizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), a Unidad para el Cambio Rural (UCAR) da Argentina e, no Brasil, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

A proposta do prêmio  é dar visibilidade ao empoderamento das mulheres que trabalham no campo, nas águas e nas florestas, e valorizar atuação no combate das desigualdades de gênero no meio que vivem. A inciativa abrange a América Latina e o Caribe com ações que trazem  como temática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

O Concurso contou com duas categorias: Relatos de vida, que abrange o testemunho e experiências de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil; e Experiências de Organizações, ou seja, boas práticas que apresentem exemplos de melhoria da qualidade de vida das agricultoras e do entorno comunitário.

Geise Mascarenhas, consultora da assessoria internacional da Sead afirmou que a história de Kennya, com o seu poema emocionou todos os jurados, ressaltando o talento da poetisa paraense. A premiação vai ser entregue durante a  II Conferência de Mulheres Rurais, em Santa Catarina (data a definir), onde acontecerá a premiação oficial.

Conexão Pará

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo