Notícias

Teimosia da Deputada Julia Marinho pode causar conflito entre índios Kaiapó

índia O É Paiakkan

Lideranças da etnia Kaiapó dizem que teimosia da deputada Júlia Marinho, em manter nomeação de ex-vereador Lázaro Marinho, para ocupar a função de coordenador da saúde indígena pode causar confronto entre guerreiros e caciques da nação indígena kaiapós.

O assunto chegou até  tribuna da Câmara de Vereadores de Redenção, onde na sessão ordinária da última  quarta-feira (22), a índia O É Paiakan Kaiapó, que atua como secretária executiva da Distrital Sanitária Especial Indígena-Dsei, órgão  responsável pela administração da saúde indígena de 15 municípios da região do Sul do Pará, disse que a articulação que está sendo feita por assessores da deputada,  junto a  cinco líderes da aldeia Gorotire, com a finalidade de garantir a permanência de Lázaro Marinho na função de coordenador, pode provocar uma cisão na nação Kaiapó e os índios partirem para um confronto.  De acordo com a indígena, o ex-vereador Lázaro Marinho, conquistou o apoio de apenas 5 lideranças, mas 47 líderes das famílias Caiapós, não concordam com a indicação do ex-vereador na coordenação da saúde indígena.

O grupo foi até a Câmara de Vereador, solicitar apoio dos vereadores para que eles possam intervir junto a deputada e marcar uma audiência com a parlamentar, pois existe a informação de quem um grupo de índios da Aldeia Gorotire de Cumaru do Norte, estão se preparando para vir a Redenção e decidir a questão, o pode causar um confronto com os índios que são contrários a nomeação de Lázaro Marinho. ‘’Nós viemos aqui solicitar o apoio desta casa no sentido de nos ajudar a evitar um conflito entre a família Kaiapó, pois nós não aceitamos a indicação da deputada Julia Marinho para administrar a nossa saúde. Uma coisa é certa o Lázaro Marinho não vai sentar na cadeira de coordenador da Dsei’’, disse OÉ Paiakan.  Enquanto a filha do cacique Paiakan, falava na tribuna um grupo de caciques assistiam o discurso na plenária e concordavam com as palavras proferidas pela representante.

2O presidente da Casa de Leis, vereador Leonardo da Saúde, disse que iria tentar marcar uma reunião com a deputada e os líderes indígenas. Desde do último dia 27 de outubro quando foi publicada a nomeação de Lázaro Marinho para a coordenação da saúde indígena os índios ocuparam o prédio da Desei e garantem que só saem se a deputada federal voltar atrás da decisão.

Fonte: Dinho Santos

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo