Policiais Militares de Xinguara são homenageados pela Associação Comercial por ato de bravura

Na noite de terça-feira, 1 de setembro, a Associação Comercial e Empresarial de Xinguara – ACIAPA, através da sua diretoria, na pessoa do presidente Clauber Delano Bruno de Oliveira, prestou menção honrosa aos policiais militares, pelo ato de heroísmo e bravura que tiveram ao atenderem a ocorrência de incêndio no deposito da Nacional Gás, ocorrido na noite do dia 19 de Agosto de 2020.

Respeitando dos os protocolos de segurança em relação à pandemia do Novo Corona Vírus, a reunião que rendeu a homenagem aos policiais aconteceu às 19 horas no salão da entidade.

Em uma rápida solenidade, os bravos guerreiros policiais receberam das mãos do senhor João Batista, proprietário do deposito Nacional Gás, uma singela homenagem em forma de agradecimento.ido que a cidade de Xinguara não conta com corpo de bombeiros, e se não fosse o ato de bravura dos policias militares do 17º BPM/PA – Batalhão de Polícia Militar de Xinguara, na noite do dia 19 de agosto, uma grande tragédia teria acontecido, após um incêndio no deposito da Nacional Gás que, iniciou por volta das 21:30hs.

A tragédia só não foi maior porque o foco de incêndio começou na parte do deposito onde ficavam armazenados os galões de água mineral, mas onde o fogo começou tinha um caminhão carregado de botijões de gás e na outra parte do deposito que dividia com a parte onde estava o fogo, havia aproximadamente mais 1.000 botijões de gás.

Para evitar que o fogo não atingir os botijões de gás e vir a ceifar inúmeras vidas, os policiais militares do 17 º batalhão, com o apoio de caminhões pipas e ajuda de populares começaram a conter as chamas e fazer a retirada dos botijões de dentro do deposito para evitar uma grande explosão. Em meio o risco eminente de explosão, heroicamente os homens da PM passavam muito próximo às chamas carregando para fora do local do incêndio os botijões de gás.

Foram aproximadamente 3 horas de um intenso trabalho para apagar as chamas, mesmo assim os policiais permaneceram resfriando os botijões e o local para terem certeza de que não corria nenhum risco de explosão.

Os homenageados foram:

Ten. Cel. Keythson Valente, 2º Ten. Leymir, 1º Sgt. Milton, 1º Sgt. Barbosa, Cab. Gadelha, Cab. Oliveira, Cab. Sousa, SD. Fábio, SD. Andrade, SD. Paulo Diniz, SD. Eduardo, SD. João.

Para o presidente da ACIAPA, está mais do que provado que Xinguara precisa de uma unidade do Corpo de Bombeiro, “devido a nossa cidade não contar com o Corpo de Bombeiro, sabemos que um incêndio dessa proporção em uma área privada precisava ter um Corpo de Bombeiro, a Associação Comercial viu a bravura da Polícia Militar que, deslocou todo seu contingente de plantão para atender a ocorrência, foram 12 homens entre soldado, cabo, sargento, tenente e coronel participaram dessa ação e conseguiram conter o incêndio evitando assim uma tragédia maior, por isso entendemos tiveram um ato de bravura, então a homenagem é justa, uma vez que a competência da missão não era deles”, disse Clauber Delano.

Delano disse ainda que além de estar trabalhando para trazer uma unidade do Corpo de Bombeiro para Xinguara, a ACIAPA vai trazer cursos e palestras sobre segurança para o empresário, “toda empresa precisa montar essa segurança para prevenir acidentes como o que aconteceu na Nacional Gás, a responsabilidade ela é mutua, precisamos sim do Corpo de Bombeiro, mas o comercio em se precisa estar preparado”, afirma o presidente.