NotíciasSaúde

Policlínica Itinerante chega a Xinguara, no sudeste do Pará

Xinguara é o primeiro município da Região Araguaia a receber a Policlínica Itinerante do Governo do estado e deve receber cerca de 1.500 pacientes

Chegou à cidade de Xinguara, nessa quarta-feira, 24, a Policlínica Itinerante do Governo Estadual para dar apoio no combate da COVID-19. A estrutura foi montada em frente ao Colégio Dom Luiz de Moura Palha. A equipe da secretaria de saúde de Xinguara recebeu a equipe da policlínica e prestou todo o apoio logístico necessário para a instalação para que o atendimento ao público possa começar na quinta-feira, 25, as 08:00hs, a Policlínica Itinerante estará atendendo em Xinguara por dois dias.

Os atendimentos serão realizados para pessoas com sintomas do novo coronavírus. Terá atendimento de exames laboratoriais e imagem quando necessário, consultas médicas especializadas em diagnóstico da COVID. Além de o paciente sair com medicação em mãos se prescrito pelos médicos.

“Nossa equipe é composta por mais de 30 profissionais preparados para atender casos da COVID-19, seja pacientes com sintomas leves ou que tenha suspeita da doença. Recomendamos para as pessoas que vão procurar atendimento na Policlínica, que leve os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço, assim poderão ser atendidos com agilidade”, afirmou o coordenador médico da Policlínica Itinerante, Marco Antônio Camarão.

A Secretária de Saúde de Xinguara, Janaína Pereira, disse que a Policlínica Itinerante, vem reforçar a luta contra o coronavírus, “com certeza, esse dois dias de atendimento dessa equipe da Policlínica Itinerante do Governo do Estado, chega em uma boa hora e vem reforçar muito a nossa luta contra a COVID-19. A nossa equipe da secretaria de Saúde tem trabalhado incansavelmente para salvar vidas, mesmo com a pouca estrutura que temos aqui na Região Araguaia. Todos os profissionais de Saúde da nossa cidade já estão exaustos, recentemente fiz um desabafo e lá falei que há mais de 90 dias a vida dos nossos profissionais mudou radicalmente, então entendo que nosso município merece essa força do estado. Aproveito para agradecer imensamente o Governador Helder, em nome do nosso prefeito Osvaldinho Assunção”, afirmou Janaína Pereira.

Veja na integra o desabafo que a secretária menciona:

Só em Xinguara, já temos quase 20 profissionais da Saúde que foram contaminados pela Covid, e um profissional médico veio a óbito, arriscando a própria vida em prol do próximo, toda a rotina de vida desses trabalhadores foram mudadas há 90 dias atrás, abriram mão da convivência com os familiares, abrirão mão de dias de lazer, abrirão mão de folgas, pois estão trabalhando dobrado para cobrir os profissionais que adoeceram ou profissionais que foram afastados por serem do grupo de risco. Toda nossa equipe tem trabalhado sob pressão, são 90 dias de muita aflição, medo, muita luta e cansaço emocional e físico. Se a população em geral já não aguenta mais ouvir Covid, pelas redes sociais ou TV, imagina os profissionais que estão ali em atendimento o dia todo há 3 meses. E o que os deixam desanimados é que ao sair na troca de plantão das unidades de Saúde ao irem embora para suas casas, veem as pessoas sem máscara, aglomeradas, como se não existisse Pandemia.

Xinguara, o que está acontecendo com nossa sociedade???  Se o xinguarense não tiver consciência, infelizmente iremos viver dias amargos em Xinguara .

Janaína Pereira (Sec. de Saúde)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo