NotíciasPolítica

Politica: Visando as próximas Eleições reuniões aponta alianças entre pré-candidatos em Xinguara

Os prazos para que os partidos políticos e pré-candidatos estejam legalmente perante a Justiça Eleitoral para disputar as próximas eleições de 02 de outubro de 2016, estão se afunilando.

20160205091242Conforme o Projeto de Lei Nº 5.735 – D de 2013, que ficou conhecido como minirreforma política, o primeiro prazo a terminar é o da filiação partidária, todas as filiações terão que ser feitas até o dia 02 de abril, as convenções deverão acontecer entre o dia 20 julho a 05 de agosto, outra data importante para os pré-candidatos é para os registros das candidaturas, o último prazo é dia 15 de agosto, no dia seguinte começa a campanha eleitoral que definirá os novos gestores do município.

Pensando em todo processo eleitoral, os partidos já começaram a busca por alianças. No último dia 04 de fevereiro uma comissão do Partido dos Trabalhadores – PT, do ex-prefeito de Xinguara, Davi Passos, participou de uma reunião com o pré-candidato a prefeito do Partido Social Democrático – PSD, Amarildo Paulino, a pauta da reunião era uma possível aliança entre as bases politica. Através de varias conversas entre lideranças politicas, outros partidos deverão fazer parte dessa composição, além do PT, PSD, estão também o PMDB, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário e ex-vereador Arivaldo Santos Nascimento “Ari”, e o PDT, que conta com o nome do médico Moacir Pires de Farias, para disputar a prefeitura de Xinguara.

Outro pré-candidato que foi procurado para se juntar ao grupo, foi o advogado Ribamar Gonçalves “Ribamar Som da Pedra”, presidente do Solidariedade em Xinguara.

Ribamar falou com nossa reportagem e falou sobre o convite, “realmente eu fui procurado, recebi varias ligações, mas fui convicto na minha resposta, quando eu fui procurado por alguns pré-candidatos a prefeito, eu disse a eles que também sou pré-candidato a prefeito de Xinguara, mas o meu compromisso é apenas com Solidariedade e o Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva”.

Se caso acontecer às composições previstas entre os principais partidos, deve surgir uma candidatura qualitativa, aquele que estiver aparecendo em melhor posição nas pesquisas será o candidato. O que pode mudar os rumos políticos de Xinguara. Podendo desenhar uma disputa entre três nomes, ou seja, as eleições seriam disputadas entre o atual prefeito Osvaldinho Assunção, Ribamar Som da Pedra e o nome apontado pelo grupo dos aliados.

(Texto: Roserval Ramos/Foto: Xinguara Ativa)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo