NotíciasSaúde

Prefeito Osvaldinho Assunção inaugura horta hidropônica no Hospital Municipal de Xinguara

2017-07-18-Hospital-Municipal-Inauguração-da-Horta-Hydroponica-16Um pequeno projeto, natural e com muita saúde. Os pacientes e colaboradores do Hospital Municipal de Xinguara (HMX) agora, tem verduras frescas e livres de inseticidas e agrotóxicos em sua alimentação.

Uma iniciativa da Prefeitura de Xinguara, junto as Secretarias de Saúde, Meio  Ambiente e Turismo em Parceria com a empresa Durli Couros, proporcionaram a oportunidade a quatorze estudantes, do projeto Casulo e servidores públicos a capacitação na oficina de hidropônica, como alternativa de renda.

“Isso é só o inicio. Pois, vamos expandir, esse projeto, para outros órgãos públicos, como escolas, creches, o setor chácara. Nossa cidade tem a capacidade de se tornar, auto-suficiente,  na produção de horticultura, para a produção e abastecimento, de nosso município e região ” Ressaltou o prefeito.

2017-07-18-Hospital-Municipal-Inauguração-da-Horta-Hydroponica-71A solenidade de inauguração contou com a presença dos secretários, de Governo, Fátima Assunção, de saúde, Janaína Pereira, de economia urbana e rural Fábio Queiroz, de meio ambiente, saneamento e turismo, Tatiana Leite, de finanças, Norma Suely, de assistência social, Emília Carvalho, secretaria adjunta da saúde, Glória Barbosa, diretora do HMX Mayara Mendes, diretora adjunta do HMX Marinélia Lopes, os vereadores Leandro Gomes(PSDB), Dito do Cinema(PSDB) e Vilmar Dular (PSD), Raimundo da Serraria (PSDB), da gestora da Durli Couros, Marinete Laurinho, dos formandos da primeira turma da oficina de hidropônica, servidores, imprensa e comunidade.

2017-07-18-Hospital-Municipal-Inauguração-da-Horta-Hydroponica-1-660x400Após, discursos e agradecimentos, as autoridades fizeram a entrega oficial de certificados da conclusão do curso. O prefeito Osvaldinho Assunção fez o desmanche da fita de inauguração. Em seguida, houve uma visita com explicações técnicas sobre a manutenção da horta. E encerraram com um café da manhã, as 9:00hs nesta, terça-feira (18).

Benefícios: A produção de verduras, como o alface, o coentro e a cebolinha, abastecerão o HMX, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outros órgãos, que a direção do hospital irá escolher.

Oportunidade: O Servidor público Antônio Batista da Silva, um dos formandos, está satisfeito, pois com a conclusão do curso foi promovido de auxiliar de serviços gerais à gerente da horta.

“Agora é com muita honra que vou cuidar da horta. Quem quiser vir conhecer estarei aqui a  disposição” afirmou o Senhor Antônio.

A concluinte do curso, Leni Ferreira explica “Vejo que é difícil plantar no chão, mais com a hidropônica, a hortaliça é uma alimento higienizado, sem inseticidas. Quero trabalhar com meu esposo, na minha chácara, para consumo e  vendas”.

Marinete Laurinho, fala que a Durli Couros apoia os projetos que gerem renda “É uma grande satisfação, colaborar com os alunos do projeto Casulo, que são nossos vizinhos”

Meio Ambiente: Osvaldinho Assunção, anunciou que a prefeitura, tem mais de 1 milhão de reais, oriundo de impostos da empresa Odebrecht, para investir em ação social.

E que a segunda Estação de Tratamento de Água (ETA) será inaugurada em janeiro, o que será suficiente para abastecer 100% das casas de Xinguara.

“Vamos iniciar o projeto de esgoto, assim, Xinguara será a primeira cidade do Estado do Pará a ter saneamento completo de abastecimento e esgoto”, afirmou o prefeito.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo