NotíciasSaúde

Prefeitura de Xinguara procura esclarecer a população sobre o surto causado pelo Mosquito Aedes Aegypti

Nota de Esclarecimento:

Janaína Pereira, secretária de Saúde recebendo a equipe técnica da SESPA e alguns equipamentos para melhor atender a população
Janaína Pereira, secretária de Saúde recebendo a equipe técnica da SESPA e alguns equipamentos para melhor atender a população

A prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA) esclarece que desde o início do mês de janeiro de 2017, está executando ações no combate ao Mosquito Aedes Aegypti, assim como realizando investigações nos casos notificados referentes às doenças transmitidas pelo mosquito.

Diante das investigações e coletas de amostras realizadas no município, constatou-se através do Instituto Evandro Chagas-IEC, referência em pesquisa de doenças endêmicas no Brasil, que o vírus isolado nesse momento é o da Febre CHINKUNGUNYA. As equipes técnica esclarecem que as manifestações clínicas presentes em Xinguara são atípicas, por isso necessitam ainda mais de atenção especial e estudos.

Portanto, esclarecemos que o surto que ocorre em Xinguara trata-se da Febre Chikungunya, que se manifesta com os seguintes sintomas: Febre Alta e Persistente, Dores Articulares e Vermelhidão na pele; podendo ou não apresentar coceira.  Vale ressalta que estes são sintomas clássicos da doença podendo apresentar também variantes e complicações.

Alertamos ainda que existem grupos de risco mais suscetíveis aos casos mais graves da doença que são: os menores de 2 anos, idosos acima de 65 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertenso, cardíacos, pacientes renais).

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a população não deverá fazer uso de automedicação, assim como seguir orientações de profissionais que não sejam médicos. Vale alertar que algumas medicações podem agravar o quadro do paciente pondo em risco a vida do mesmo.

Todos os profissionais da área da saúde do município já receberam capacitação e orientações com protocolo para evitar complicações decorrentes da doença.  Além das equipes da secretaria municipal de saúde também estão atuando no município equipes técnicas do 12º Centro Regional de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde Público do Pará e do Instituto Evandro Chagas.  Contando assim com suporte técnico laboratorial, apoio de médicos infectologistas, enfermeiros e pesquisadores. Janaína Pereira Secretária de Saúde de Xinguara

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar