Política

Proposta de reforma política é apresentada pela OAB em Xinguara

Com assinaturas, projeto será encaminhado ao Congresso por meio de PLIP

Dr. Cícero Sales
Dr. Cícero Sales

Em mobilização pela reforma política, organizações se engajam na busca pelo apoio da população para coleta de assinaturas que tem por objetivo apresentar ao Congresso Nacional um projeto de iniciativa popular.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem buscado juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, unir esforços em torno de um conjunto de propostas visando as mudanças por meio da reforma política em vários pontos considerados importantes.

Em Xinguara, o presidente da OAB, Subseção local, Cícero Sales, esteve esclarecendo os pontos dos quais a entidade considera serem cruciais para pôr fim os vícios que levam a corrupção. Dentre os quais, o sistema de financiamento de campanha.

Para Sales, o financiamento privado de campanha, modelo vigente, tem tido uma relação muito afinco dentro da máquina pública, facilitando às constantes práticas de corrupção, o que parece ser um vicio estabelecido em detrimento de quem custeia as campanhas eleitorais.

Outros pontos considerados de grande relevância, de acordo com o teor da proposta, trata da ampliação da oportunidade para que enseje em maior presença da mulher na politica. Ainda dentro do conjunto das propostas, de que trata o processo eleitoral, fala-se também de mudanças no atual formato das eleições proporcionais, que é a escolha dos representantes para o legislativo, sendo sugerido no texto, que sejam realizados dois turnos, onde um se dê para opção partidária e no outro se destine a escolha dos candidatos aos cargos do legislativo.

Nesta sexta-feira, 13, aconteceu no auditório Paulo Fonteles, na sede da OAB Subsecção Xinguara, uma apresentação das propostas que são defendidas pela entidade, o que foi bastante aceito por que se fez presente. Vários representantes da sociedade civil organizada prestigiaram as propostas e, ao que parece, saíram com a certeza de que se faz necessário o envolvimento de todos na busca pela moralização da politica em todos os âmbitos.

“Estamos apresentando a sociedade, de um modo geral, as alternativas que visam à melhoria do sistema da representatividade politica no País, haja vista que, os desmandos ocorridos têm deixado muita gente descrente da classe política, o que é evidenciado pelo que estamos presenciando nos casos de corrupção noticiado constantemente”. Disse Sales. (Matéria: Roserval Ramos e Antonio Guimarães/ Fotos Roserval Ramos)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo