Quatro seleções chegam às semifinais da Copa Extremo Sul Pará

Seleção de Rio Maria que venceu Xinguara por 1 x 0 com gol de Naldinho no domingo 17

A campeã do ano passado, Xinguara está de fora do páreo, enquanto isso, Água Azul do Norte sonha com a conquista do titulo deste ano

A 16ª edição da Copa Extremo Sul Pará de Seleções iniciou em setembro deste ano, tendo a participação de 12 agremiações, a saber:  Xinguara, Sapucaia, Rio Maria, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã, Floresta, Bannach, Pau D’arco, Cumaru, Conceição e Redenção. Na primeira fase 8 delas se classificaram e 4 deram adeus a copa organizada pelo departamento do interior da Federação Paraense de Futebol – FPF.

Como detalhe, as seleções de Pau D’arco com 6 pontos, Cumaru e Bannach, ambos com 4 pontos, foram desclassificadas ainda na primeira fase.

As quatro seleções que chegaram as semifinais apresentam resultados praticamente semelhantes, com exceção de Tucumã. Foram 8 jogos realizados, Redenção com 15 pontos, Rio Maria 14, Água Azul 13 e Tucumã 12. Redenção e Rio Maria têm o ataque mais positivo com 13 bolas, seguido por Água Azul 11 e Tucumã 9.

As partidas da semifinal terão inicio neste dia 24 com os seguintes jogos: Em Água Azul a seleção da casa receberá Redenção e em Tucumã os donos da casa receberão Rio Maria.  Os jogos de volta serão realizados nos dias 30 e 1º de dezembro. Dia 30 Redenção receberá Água Azul e Rio Maria jogará em casa diante de Tucumã.

Sorteio

Representantes dos municípios presentes no sorteio

Para definir os jogos da próxima rodada, o coordenador da copa, Vilson Cabral, convocou os representantes dos municípios envolvidos e nesta terça-feira em Xinguara o sorteio foi realizado pela manhã na residência do vereador Roberto Yamaha.

O árbitro Edilson Galdino tirou o primeiro papel do sorteio que apontou Rio Maria e Tucumã e logo depois o vereador Roberto exibiu o segundo papel com os nomes de Água Azul e Redenção.

Vilson Cabral destacou a importância do apoio do vereador Roberto, que segundo ele (Vilson) é um dos antigos apoiadores do futebol. “Parabenizo você Roberto por compreender a importância do esporte na vida das pessoas. Antes mesmo de ser vereador você já apoiava o esporte, desde a cidade de Redenção”, afirmou o dirigente.

Roberto Yamaha além de oferecer o local para o encontro dos dirigentes com os representantes da FPF, também ofereceu um suculento almoço aos seus companheiros. “Hoje sou um pré-candidato a prefeito e se tudo der certo continuarei apoiando o nosso futebol. Sejam todos bem-vindo a nossa casa”, contou o edil xinguarense.

Redenção e Rio Maria se dão o luxo de jogarem a segunda partida em casa ao lado de suas torcidas, e isso certamente lhe garantem maior conforto na disputa pela vaga  para grande final.

Vista aérea parcial do estádio Aranhão Em Rio Maria durante o jogo com Xinguara no domingo 17

Para essa primeira partida, o técnico Gideão não tem dúvida que mandará a campo a força máxima do selecionado riomariense. Entretanto haverá dois treinos esta semana para que a equipe seja definida par a enfrentar Tucumã.

Shirlei Brito do esporte de Água Azul do Norte também pontuou os esforços da prefeitura e de outros seguimentos da a sociedade em prol do futebol do município. “São tantas as dificuldades, mas estamos chegando lá. Com esforço e acima de tudo determinação, nossa seleção está nas semifinais e pretendemos chegar ao titulo deste ano”, contou o secretário.

Dirigentes do esporte riomariense presentes no evento mostraram-se satisfeitos com a transparência da coordenação da 16ª Copa Extremo Sul.  Motoca um dos maiores incentivadores do futebol de Rio Maria lembrou os avanços do governo municipal no seguimento esportivo. “Em nossa cidade o prefeito Paulinho e a equipe da secretaria de Esporte fazem um trabalho exemplar. Diversos campos foram criados, nosso estádio hoje é um dos melhores desta região, e mais tarde chegará a iluminação do local, e o nosso prefeito segue, mesmo com dificuldades financeiras, apoiando a seleção. Ele é o cara do esporte e quero parabeniza-lo neste momento pelo incentivo ao nosso esporte”, destacou Motoca.

O árbitro Junior Falcão da Liga Esportiva de Tucumã mostrou sua alegria em poder receber no município a seleção de Rio Maria. “Esta é uma fase importante desta competição, e para nós é motivo de satisfação poder receber em casa a seleção de Rio Maria, uma das grandes atrações desta copa. Certamente serão bem recebidos em Tucumã”, disse ele.

Junior Falcão, foi escolhido em 2018 pela equipe esportiva da Rádio Berokan FM, como o melhor árbitro da competição, e este ano está participando como coordenador de arbitragem, cargo oferecido por sua competência e seriedade na arbitragem da região.

Cobertura

Seguindo o padrão de cobertura dos jogos da Copa, o clássico em Tucumã entre Tucumã e Rio Maria no dia 24, terá transmissão da equipe show de bola da rádio Berokan FM. A narrativa vibrante é de João Carlos Kalegary com reportagens de Moraes Filho e Zé augusto, comentários de Antônio Lacerda e supervisão técnica do Engenheiro de Som Evanir Oliveira.

A Prefeitura de Rio Maria na administração do prefeito Paulinho Dias, é uma das parceiras fiéis nas coberturas esportivas. O prefeito entende que o esporte é uma das maiores fontes de lazer, e através da secretaria de Esportes está presente em todas as transmissões.

Confira as últimas seleções campeãs da Copa Extremo Sul Pará de Seleções

2006 – Sapucaia

2007 – Xinguara

2008 – Redenção

2009 – Redenção

2010 – Redenção

2011 – Redenção/Rio Maria/Sapucaia (Não houve final e o título foi dividido entre as três cidades)

2012 – Floresta do Araguaia

2013 – Floresta do Araguaia

2014 – Redenção

2015 – Ourilândia do Norte

2016 – Tucumã

2017 – Rio Maria

2018 – Xinguara

FONTE: DA REDAÇÃO DO JORNAL MANANCIAL

SEM COMENTÁRIO