Educação

Reitor da UNIFESSPA assina Ordem de Serviço para construção do primeiro prédio da instituição em Xinguara

O dia 20 de dezembro de 2014 ficará marcado na historia da cidade de Xinguara e região. Dia em que foi assinada a ordem de serviço para construção do primeiro bloco das novas instalações da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, Campus de Xinguara.

Dep. Geovanni Queiroz e Maurílio Monteiro reitor da UNIFESSPA, momento das assinaturas
Dep. Geovanni Queiroz e Maurílio Monteiro reitor da UNIFESSPA, momento das assinaturas

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro assinou o contrato com a empresa Emprel Engenharia, vencedora da licitação para a construção do primeiro prédio novo da instituição, o prédio terá quatro pavimentos, medindo 4 mil metros quadrados e será sucedidos por outras construções. Murilo Monteiro afirmou que a estrutura da instituição ainda é muito acanhada em Xinguara, mas que foi dado um passo importante com a assinatura do contrato no valor de R$ 3,6 milhões para a construção de um prédio com quatro pavimentos, onde vai receber cursos das ciências humanas e futuramente receberá cursos na saúde animal.

Maquete do Prédio
Maquete do Prédio

As assinaturas ocorreram em uma sala no prédio do Campus onde funciona o Instituto de Estudos do Trópico Úmido. Estiveram presente o reitor da instituição, Maurílio Monteiro, o deputado federal Giovanne Queiroz, o prefeito Osvaldinho Assunção, membros do Comitê que acompanha os trabalhos de implantação da Universidade em Xinguara, além dos representantes das empresas responsáveis pelas obras, Marco Aurélio da Emprel, vencedora da licitação para construção do prédio. A obra orçada em quase quatro milhões de reais deverá ser entregue no final do ano de 2015.

Já a vencedora da licitação para a construção do muro do IETU – Instituto de Estudos do Trópico Úmido, foi a Construtora Lemes e Lemes que terá a sua disposição cerca de 300 mil reais para a conclusão da obra, a empresa não mandou representante para o evento.

A maior parte dos recursos para construção do primeiro bloco da Instituição em Xinguara, “três milhões de reais”, é proveniente de emenda parlamentar do deputado Giovanni Queiroz. Para ele, constitui-se de tamanha relevância os investimentos feitos em educação, “considero o conhecimento como a base para o desenvolvimento, sendo fundamental a implantação de uma universidade possibilitando a ampliação do potencial que existe na nossa região” disse Giovanni.

Maurílio Monteiro, reitor da Unifesspa, que assinou a ordem de serviço, disse que esta primeira etapa tem previsão para ser entregue no final de 2015. Segundo ele, tão logo esteja pronto, a estrutura servirá para atender as áreas de zootecnia, medicina veterinária entre outras áreas humanas.

Como membro do comitê de acompanhamento da implantação da universidade, o vereador Claudio Marques, destaca que os prédios seguintes terão cronograma de licitação nos próximos anos tendo como passo seguinte o lançamento do Edital para construção do Hospital Veterinário, para o Curso de Medicina Veterinária, o que para ele acontecerá nos próximos dois anos. Participante de todo o processo que vem se consolidando aos poucos, Claudio relembra o envolvimento da comunidade como tendo sido fundamental “o engajamento de professores, alunos e da sociedade civil implica nessas realizações das quais nos fazem acreditar que vale a pena lutar por aquilo que sonhamos, de forma que são essas conquistas que tornam todos os envolvidos direta ou indiretamente beneficiados pelos resultados obtidos”, disse o vereador. (Por Roserval Ramos e Antônio Guimarães)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo