Retrato de Amor: Projeto da Secretaria de Saúde de Xinguara incentiva gestantes a realizarem pré-natal, como forma de cumprir exigências do SUS

Há quatro meses a secretaria de Saúde do município de Xinguara lançou o projeto “Retrato de Amor” com o objetivo de estimular as gestantes atendidas na rede pública de saúde do município a seguirem todas as etapas do pré-natal, como pré-requisito estabelecido pelo SUS.

Nossa equipe acompanhou na sexta-feira 27, a 4ª edição do Retrato de Amor, realizado na Unidade de Saúde do Setor Tanaka. Na ocasião foi oferecido um café da manhã para as 22 gestantes sorteadas nos meses de agosto e setembro.

A secretária de saúde Janaína Pereira falou com nossa equipe e explicou todos os pontos do Projeto Retrato de Amor, “eu precisava realizar alguma coisa que incentivasse as gestantes a realizar o pré-natal de forma correta, então passei a buscar ideias, foi ai que surgiu o Retrato de Amor, mas para a ideia dar certo precisava de algo que chamasse a atenção das gestantes para que elas se interessassem pelo projeto”.

Para colocar a ideia em prática, Janaína disse que “levei a ideia para a gestão municipal, sentamos com toda equipe de coordenação da saúde e chegamos à decisão de sortear todos os meses uma gestante de cada unidade para participar de um ensaio fotográfico profissional”. Depois de tudo pronto colocamos o projeto em pratica e estamos hoje aqui no 4º mês do projeto, com 44 mulheres agraciadas com o ensaio fotográfico”, afirmou.

Janaína falou também sobre os requisitos que devem ser preenchido para a gestante poder participar do sorteio, “para participar é simples, a gestante precisa estar no 7º ou 8º mês de gestação e ter cumprido todos os pré-requisitos do projeto, ou seja, ter feito todas as etapas do pré-natal, desde a primeira consulta. Feito isso, todas as gravidas da unidade participa do sorteio daquele mês na sua Unidade, isso vale tanto para zona urbana quanto para a zona rural, contando que temos 11 Unidades de Saúde no município, o que leva a ser 11 gestantes sorteadas todos os meses. Depois do sorteio a próxima etapa é o café da manhã com as modelos mamães, depois disso, as passamos para a equipe que irão realizar as sessões de fotografia”, disse ela.

Com os resultados obtidos, disse que estar feliz e satisfeita, podendo oferecer algo a mais para as mulheres de Xinguara, “estou muito feliz por esse projeto estar dando certo, o Retrato de Amor está sendo referencia no estado do Pará”, finalizou Janaína Pereira.

SEM COMENTÁRIO