Política

Santa Maria do Pará recebe urnas eletrônicas para eleição suplementar

Município recebe segunda eleição suplementar após pleito de 2012.
Votação é obrigatória e será realizada neste domingo, 18.

Do G1 PA

O município de Santa Maria do Pará, no nordeste do estado, recebeu na manhã deste sábado (17) as urnas eletrônicas para a eleição suplementar que será realizada no município neste domingo (18). Esta é a segunda eleição suplementar realizada no município após o pleito de 2012.

Dois pedidos de registro de candidatura foram indeferidos, e só está apta a receber votos a coligação “União por Santa Maria do Pará”, formada pelo candidato a prefeito Alcir Costa da Silva (PSB) e a candidata a vice Ruth Cléia de Sousa Oliveira (PP).

Segundo o cartório eleitoral de Santa Maria do Pará, o voto é obrigatório para os mais de 19.500 eleitores do município, mesmo sem concorrência entre coligações. Os 232 mesários do município já passaram por treinamento para atender as 60 sessões em 18 locais de votação do município.

Neste sábado, foram instaladas as 58 urnas eletrônicas que serão usadas na votação. Duas sessões funcionarão de forma agregada a outras sessões e 22 urnas extras foram encaminhadas ao município para atender possíveis contingências.

Entenda o caso
No ano de 2013, uma decisão judicial cassou o registro e o diploma dos eleitos em 2012, durante as eleições municipais. Com a cassação, mais de 50% dos votos válidos se tornaram nulos e uma eleição suplementar foi marcada para o ano de 2014, segundo o TRE.

Em fevereiro de 2014, a candidata Diana de Sousa Câmara Melo (PR) obteve a maioria dos votos da eleição suplementar, 51,27%, mas teve o registro de candidatura indeferido e sua votação também foi anulada. Uma nova eleição suplementar foi marcada para o dia 18 de janeiro de 2015.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo