SaúdeXinguara

Secretaria de saúde convida população para participar da campanha de doação de sangue

A secretaria municipal de saúde de Xinguara faz um convite especial aos xinguareses, no próximo domingo, dia18, das 8:00h às 17:00h, será realizado no Hospital Municipal – HMX, um mutirão de doação de sangue. A ação é uma parceria da Prefeitura de Xinguara e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), todas as pessoas que podem ser doadores estão convidadas a participar do ato solidário.

De acordo com a secretária de saúde, Janaína Pereira, o objetivo da campanha é salvar vidas. “Nós sabemos que doar sangue é um ato simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida do próximo. A prefeitura municipal apoia essa iniciativa, é importante que todos os doadores participem, o procedimento é rápido e indolor”, disse Janaína.

Para Doar

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50kg, não estar grávida nem amamentando, não ser usuário de drogas, levar documento foto. Não é necessário estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Após a doação de sangue a Prefeitura disponibilizará lanche para os doadores, pois é fundamental que o doador aumente a ingestão de líquidos, evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fume por cerca de duas horas, evite bebidas alcoólicas por 12 horas. (Ascom/PMX).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar