SaúdeXinguara

Secretaria de Saúde de Xinguara trabalha na Campanha Novembro Azul

Novembro Azul- A__o Posto de Sa_de Thiago Godoy (1)Após o trabalho realizado em prol da Campanha Outubro Rosa voltada para a prevenção do câncer de mama, a secretaria de saúde de Xinguara esta trabalhando na Campanha Novembro Azul que previne o câncer de próstata.

A campanha tem a finalidade de esclarecer a importância da prevenção na vida dos homens. As ações realizadas pela equipe da secretaria de saúdo procura abrir a mente masculina, mesmo com o grande preconceito o melhor caminho ainda é a prevenção.

O que é Câncer de próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Sintomas de Câncer de próstata

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico de Câncer de próstata

Novembro Azul- A__o Posto de Sa_de Thiago Godoy (14)Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

Novembro Azul- A__o Posto de Sa_de Thiago Godoy (10)Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

A ação começou no Posto de Saúde Thiago Godoy na quinta-feira dia 12 de novembro, houve palestra com o médico Rodrigo Gundim, testes rápidos de HIV e Sífilis, ouve ainda aferição da pressão arterial e ao final foi servido um café da manhã especial. A programação segue até o dia 27 nas unidades de saúde do município.

Novembro Azul- A__o Posto de Sa_de Thiago Godoy (17)Confira a agenda:

Palestra- Testes Rápidos – Atividade Laboral
Dia 17/11 – Posto de Saúde Marajoara I
Dia 19/11 – Posto de Saúde – Setor Tanaka
Dia 20/11 – CAPS
Dia 24/11 – Posto de Saúde Professora Águida
Dia 26/11- Posto de Saúde Setor Selectas
Dia 27/11 – Posto de Saúde Zé Pequeno

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo