Esporte

Seleção de Xinguara vai fazer jogo amistoso no Tocantins

A Seleção de futebol xinguarense, vai à cidade tocantinense Itaporã que fica na região noroeste do Tocantins, a 232 km de Palmas capital do estado, realizar um amistoso contra o selecionado daquele município. A Seleção de Xinguara atualmente esta participando da Copa Extremo Sul Pará de seleções, líder do grupo “A” com seis pontos. E como terá uma folga de duas semanas na competição, aceitou o convite para participar do jogo festivo em comemoração ao aniversario de Itaporã do Tocantins, o jogo marca também a inauguração do estádio de futebol da cidade.

O convite partiu da Secretaria de Esporte de Itaporã, atreves do Secretario Edivaldo, amigo do doutor Edmar Torres do Cartório de Xinguara, que atendendo ao pedido do amigo, entrou em contato com o Secretario de Esporte de Xinguara, Nilton Abreu que está dando todo suporte para a viagem.

A saída da seleção está marcada para as oito horas do sábado (05), com previsão de almoçarem em Conceição do Araguaia e seguirem viagem para jogar as 16:00h, o jogo servira como treino para Seleção xinguarese, já que participa de uma competição importe a nível de estado.

O município de Itaporã foi criado em 08 de outubro de 1963, por tanto completara 50 anos no próximo dia 08 de outubro.

Itaporã teve como primeiros habitantes os garimpeiros de cristais de rocha que lá se instalaram entre as décadas de 1940 e 1950. Em 1948, existia na região um povoado denominado Ponta da Serra, devido à sua localização, numa das pontas da Serra do Estrondo.

Itaporã desenvolveu-se graças às notícias de que um caçador encontrara no local uma pedra de cristal de rocha, notícia que se propagou e atraiu um grande número de piauienses e maranhenses, além de moradores das regiões próximas.

Em 1956, o povoado de Ponta da Serra transformou-se em distrito, com o nome de Itaporã, que significa Pedra Bonita. Em 1963, Itaporã foi elevado à categoria de município. A cidade tem como Padroeira: Nossa Senhora das Graças.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo