Brasil & MundoNotíciasSaúde

Sespa oferta serviços para lembrar o ‘Dia Mundial Sem Tabaco’, em Belém

Entre os serviços oferecidos também a verificação de pressão arterial e glicemia, além da verificação do teor de monóxido de carbono. Atendimento é feito na manhã desta quarta, 31, na URE Presidente Vargas.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza programação conscientização e prevenção para marcar o “Dia Mundia Sem Tabaco”, nesta quarta-feira (31), na Unidade de Referência Especializada (URE), da avenida.Presidente Vargas, em Belém. São promovidas palestras sobre atividade física e tabagismo, exposição sobre os danos à saúde pública e impactos socioambientais, além de depoimentos de pacientes abstêmios.

Para verificar como anda a saúde dos fumantes, é oferecido também a verificação de pressão arterial e glicemia, além da verificação do teor de monóxido de carbono.

Com o tema “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”, a campanha deste ano alerta para os prejuízos que o cigarro traz não só para a saúde, mas também para o meio ambiente.

“O tema deste ano foca na cadeia de produção do tabaco e os danos ambientais, sanitários e sociais, ampliando a dimensão dos prejuízos para a sociedade”, explica a médica pneumologista, coordenadora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante, Fátima Amine.

Segundo dados da última pesquisa sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2015, Belém é a 21ª no ranking das capitais brasileiras com maior número de pessoas que fazem uso do cigarro, com 76.800 fumantes. No Pará, o número pode chegar 380 mil.

Meio Ambiente

De acordo com a Sespa, o Instituto Nacional Câncer (Inca) aponta que, além dos danos à saúde pública, a produção e o consumo de produtos do tabaco geram importantes impactos socioambientais pouco conhecidos pela população, como o uso de lenha para aquecer as estufas que secam as folhas de tabaco que serão utilizadas na fabricação de cigarros, o que leva ao desmatamento e ao desequilíbrio da biodiversidade em tempos de severas mudanças climáticas.

Serviço

URE da Presidente Vargas: Avenida Presidente Vargas, entre ruas Aristides Lobo e Oswaldo Cruz, no bairro do Comércio.
Atendimento: 8h às 12h desta quarta-feira (31).

Por G1 PA, Belém

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar