Notícias

Sonho de uma criança torna-se projeto social em Sapucaia no Pará

Katiane Fernandes Gomes

A jovem de 32 anos de idade, Katiane Fernandes Gomes, primeira da dama da cidade de Sapucaia, no sul do Pará, conhecida como sendo uma mulher preocupada com o social de seu município, cria mais um projeto para beneficiar as famílias carentes.

O mais novo projeto de autoria de Katiane Fernandes, como secretaria de desenvolvimento social e coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, foi criado através de um garoto que sonhava ter uma festa de aniversário.

Conheça a história que resultou na criação do “Projeto Pequeno Rafael”.

Rafael Moraes, nascido em 14 outubro de 2007, e criado até aos 10 anos de idade, em Sapucaia, filho de família humilde, foi um garoto que sempre recebeu atendimento do CRAS, e se tornou muito querido e conhecido por todos. Sonhando em ter uma festa de aniversário, mas na certeza de que seu sonho não tornaria realidade, pois seus pais não tinha condições de realizar sua vontade, no dia 14 de outubro de 2017, quando completaria 10 anos, vendo que a data passaria em branco mais uma vez, Rafael falou com seu pai Sebastião Lauro, que fosse até Katiane e pedisse a ela um bolo, pois teria certeza que ela não daria um não como resposta, pois Katiane era sua amiga, mas o pai com receio não atendeu ao pedido do filho. História essa que, a primeira dama só tomou conhecimento dias depois no velório do pequeno Rafael.

Tragédia:

Mais tarde, 13 dias depois de ter completado 10 anos, Rafael foi vítima de afogamento e acabou morrendo. O garoto tomava banho em uma represa perto da casa onde morava, quando se afogou, por ser um menino muito querido sua morte causou profunda tristeza na pequena Sapucaia. Ao chegar no velório, Katiane em meio a emoção ouviu do pai de Rafael, tudo que queria ter ouvido antes do menino falecer para poder realizar o sonho do garoto.

Falamos com Katiane Fernandes, que, mesmo depois de tanto tempo, ainda se emociona em falar de Rafael, “ouvir tudo que seu Sebastião me falou naquele momento tão triste, me deixou mais emocionada ainda, pois Rafael era muito querido e como disse ao pai que eu era sua amiga, ele também era meu amigo, estava presente em todos os eventos sociais realizados pelo CRAS. Na ocasião estávamos prestes a entrar no recesso de fim de ano, as férias foi o tempo que eu precisava para pensar sobre o que fazer em memória ao querido Rafaelzinho, foi ai que nasceu o Projeto Pequeno Rafael” afirmou Katiane.

Projeto:

O Projeto Pequeno Rafael, tem como finalidade homenagear todos os meses, crianças carentes do município de Sapucaia. No início de 2018, ao voltar do recesso, a jovem e guerreira primeira dama deu início ao seu mais novo projeto, uma festa temática foi realizada como manda o figurino, com bolo, brincadeiras, pula-pula e muita música em homenagem aos aniversariantes do mês, onde todos receberam um bolo inteiro para comemorar seu aniversário em casa com os familiares. Na primeira festa do projeto a família do pequeno Rafael foi convidada e seu pai recebeu das mãos de Katiane o bolo que ele sonhou em tê-lo um dia.

“Foi uma emoção muito grande, tenho certeza que todos irão lembrar daquele momento por toda vida, a intenção do projeto, é, fazer com que, o Rafaelzinho seja sempre lembrado pela sua maior característica, ALEGRIA, o Projeto Pequeno Rafael se junta aos demais projetos sociais de Sapucaia”, disse a primeira dama.

Projetos como Pequeno Rafael, Adote uma Carta, Amigo do Idoso e Sopão Solidário, são trabalhos coordenados por Katiane Fernandes, primeira dama e coordenadora do CRAS de Sapucaia. Katiane tem se destacado entre as primeiras damas da região sul do estado do Pará, seu trabalho tem rendido frutos, como, a capa da Revista Perfil, com o tema “quem é a primeira dama da sua cidade”.

Texto: Roserval Ramos

Informação: CRAS de Sapucaia e Revista Perfil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo