Notícias

Tragedia nas águas do Araguaia: Acidente com Barco no Rio Araguaia com família de vereador de Xinguara e amigos, deixa quatro pessoas desaparecidas

Na tarde de sábado (4), uma embarcação naufragou com pelo menos oito pessoas no Rio Araguaia, na divisa dos estados do Pará e Tocantins. O acidente aconteceu na parte paraense do Rio, no Distrito de São José, na famosa região conhecida como Pontão, no município de Xinguara (PA), que faz divisa com município de Santa Fé do Araguaia, no norte do Tocantins.   

Segundo as informações colhida junto a Polícia Militar, por meio do Cabo Adlevan Rodrigues de Oliveira, comandante da PM no Distrito, nove pessoas estavam a Bordo da embarcação no momento do acidente, sendo três crianças e cinco adultos. Os tripulantes eram o vereador de Xinguara, Maurisan Alves de Araújo (PDT), de 51 anos, e sua esposa Simone do Amparo Pães da Silva, de 39 anos de idade e dois filhos do casal, e dois amigos, mais uma criança.

Maurisan Araújo, de 51 anos, é natural de Miracema do Tocantins e foi eleito vereador em Xinguara, nas eleições de 2020, com 358 votos.

Quatro dos tripulantes, sobreviveram, e foram resgatados durante as buscas ainda no sábado. Entre os sobreviventes está o filho mais velho do vereador e o filho de um dos tripulantes. O corpo do filho mais novo do vereador, de 10 anos de idade, foi o primeiro a ser encontrado também no sábado, o corpo do menino foi levado para Xinguara, onde foi preparado por uma funerária e levado de volta para o Distrito São José, onde está sendo velado.

As buscas foram suspensas por volta de 20:00hs, de sábado, e retomadas as 06:00hs, da manhã deste domingo 5. Logo no início das buscas foi encontrado mais um corpo, trata-se da esposa do vereador, Simone do Amparo Pães da Silva, de 39 anos de idade, que também foi levada para Xinguara, para ser preparado pela funerária para o velório.

O cabo disse que estava de folga, mas está participando ativamente do socorro às vítimas e continua nas buscas.

“Mesmo de folga, fui com os barqueiros juntamente com várias voadeiras para realizar as buscas pelo rio e conseguimos, na medida do possível, ajudar o pessoal no resgate, mas infelizmente não encontramos o vereador Maurisan Alves de Araújo (PDT), e nem o Jorge Rui de Souza Alves. Amanhã às 6h [domingo] vamos retomar as buscas, pois aqui não temos Corpo de Bombeiros. Chegamos a acionar a corporação, mas eles disseram que só poderiam chegar pela manhã”, declarou o militar.

Segundo testemunhas, o naufrágio teria acontecido no momento em que o grupo retornava de uma das ilhas da região. Ventava bastante, formando banzeiros, e a água está barrenta devido às recentes chuvas.

Amigos, familiares das vítimas e vários moradores do Distrito se empenham nas buscas, Equipes do Corpo de Bombeiros do Pará foram acionadas, mas informaram que só poderiam ajudar nas buscas na manhã deste domingo (05).

A tragédia gerou grande comoção nas redes sociais tanto na região sul do Pará quanto no norte do Estado do Tocantins.

Últimas informações da Polícia Militar do Distrito São José:

Minutos antes do fechamento dessa matéria, nossa equipe falou com Cabo Adlevan, que passou as ultimas informações das buscas no Rio Araguaia.

Cabo Adlevan Rodrigues de Oliveira, comandante da PM no Distrito

“Infelizmente ainda não encontramos o Maurisan e nem o Jorginho, vamos continuar com as buscas até encontra-los, o corpo de Bombeiro chegou aqui no local por volta das 12:00hs, com o apoio da corporação ganhamos uma força há mais. O Rio está muito cheio, a água está bastante agitada e suja, o que dificulta muito o trabalho. Por pouco não houve mais um acidente com outra embarcação por causa dos Banzeiros que são formados ao longo do Rio, mas felizmente não aconteceu o pior”, afirmou o policial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo