Política

TRE define calendário eleitoral em Água Azul

Voto

Eleitores vão às urnas em 1º de dezembro para escolher o prefeito

O calendário das eleições suplementares para prefeito de Água Azul do Norte foi divulgado ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os eleitores do município têm até 07 de outubro para fazer cadastramento, transferência ou revisão de título, e voltam às urnas a 1º de dezembro, para escolher o próximo gestor municipal. Um novo pleito teve que ser marcado porque o candidato eleito ano passado, com 53% dos votos, José Lourenço de Oliveira Amaral, teve seu registro de candidatura indeferido e abdicou do recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como ele teve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado não pôde assumir e uma nova eleição deverá ocorrer. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Água Azul do Norte conta com 9.482 eleitores. Desde janeiro, o município vem sendo governador pelo vereador José Filho Costa Palmeira, conhecido como “Sargento Palmeira”, do PSDB, que foi eleito presidente da casa e, logo em seguida, tomou posse como prefeito interino, até a definição do novo gestor.

Dia 8 de outubro começam as convenções partidárias para escolha dos candidatos e formação de coligações, que devem se estender até o dia 11. O prazo para entrega, no cartório eleitoral, do requerimento de registro de candidatura pelos partidos e coligações se encerra às 19h do dia 13 de outubro. A partir do dia 14 do mesmo mês, estará liberada a propaganda eleitoral. Todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos devem ser julgados pelo juiz eleitoral até 15 de novembro. Já o TRE tem até 28 do mesmo mês para julgar os recursos.

A 29 de novembro se encerra a propaganda paga na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso. Os candidatos poderão fazer distribuição de material gráfico e promoção de campanha, carreata, passeata ou carro som até às 22 horas da véspera da eleição.

Além de Água Azul do Norte, outro município que terá noval eleição é Palestina do Pará, onde os mais de seis mil eleitores voltam às urnas, a 3 de novembro. Três candidatos estão na disputa: Valciney Ferreira Gomes (PMDB), com Berlandio Soares da Silva como vice, representando a coligação “Palestina de Volta ao Progresso”; Abeuvaldo Pereira de Souza (PSDB) e Maria Luduina Pantoja (vice), da coligação “Ainda é a vez do Povo”; e Luiz Gonzaga de Albuquerque Sobrinho (PRD). Assim como aconteceu em Água Azul do Norte, a candidata eleita no pleito de 2012, Maria Ribeiro (PSDB), que tentava a reeleição, recebeu mais de 50% dos votos. Porém, teve seu registro de candidatura cassado pelo TRE, nesse caso, por conduta vedada a agentes públicos durante a campanha eleitoral, além de compra de votos. (Do ORM – Pesquisa Roserval Ramos).

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo