Conselho Tutelar

TRE deixa urnas preparadas para a eleição 2023 para Conselheiro Tutelar de Xinguara

Na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, o Cartório da 061ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Xinguara recebeu os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar para acompanharem a preparação das Urnas Eletrônicas que serão utilizadas na eleição do próximo domingo, dia 1º, para a escolha dos conselheiros que atuarão no mandato de 2024 a 2027.

A responsável pelo Cartório da 061ª Zona Eleitoral de Xinguara, Marilda Ferreira, coordenou os preparativos das Urnas Eletrônicas, fornecendo explicações e esclarecendo dúvidas tanto dos candidatos quanto do CMDCAX (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Xinguara).

Pela primeira vez no município de Xinguara, Urnas Eletrônicas serão utilizadas no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. Nove Urnas foram preparadas pelo TRE, das quais sete serão instaladas no próximo domingo, e duas ficarão de reserva, caso seja necessário substituir alguma delas.

A distribuição das Urnas será da seguinte maneira: duas na Escola Cora Coralina, duas na Escola Henrique Francisco Ramos, uma na Escola Jair Ribeiro Campos, duas destinadas à Zona Rural (uma na Escola São José do Araguaia, no Distrito São José, e outra na Escola Padre João Luiz Purguy, Distrito Rio Vermelho).

Dez candidatos e candidatas irão participar do pleito. Os cinco primeiros colocados assumirão o cargo de conselheiro tutelar, enquanto os outros cinco atuarão como suplentes. Entre os candidatos, alguns já possuem experiência como conselheiros, outros já concorreram em eleições anteriores, mas não foram eleitos, e alguns estão disputando pela primeira vez.

Botão Voltar ao topo