Tucumã recebe a 13ª Conferência Municipal de Saúde

O encerramento do evento será nessa sexta-feira, 22 de março

Começou ontem quinta-feira, 21 de março, e se encerra hoje, 22, no município de Tucumã, sudeste paraense, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, o evento veio trazendo como tema “Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento tem como objetivo, promover entre os participantes, troca de ideias e conhecimento sobre o funcionamento do sistema público de Saúde.

O evento além de contar com a participação de servidores ligados a área da saúde e da população em geral, contou com a presença dos secretários de saúde dos quatro municípios da PA 279. Janaína Pereira (Xinguara), Marinalva Soares (Ourilândia do Norte), Raphael Antônio (Tucumã) e Ireno Pereira (São Félix do Xingu).

Os 4 secretários da PA 279, Janaína Pereira (De branco)

A secretária de saúde de Xinguara Janaína Pereira classificou o evento como sendo de suma importância, “Essas conferências são de suma importância para buscarmos melhorias para o sistema único de saúde, são nesses ambientes de roda de conversa entre gestores, população e funcionários que se discutem melhorias, deveres, sugestões e saem elaboração de propostas cabíveis para ser realizadas em benefício do usuário do SUS. Esse espaço é necessário é fundamental para nos gestores. Quero agradeço secretário de Tucumã Raphael Antônio e toda sua equipe pela forma gentil que nos receberam”, completou a secretária.

Adelar Pelegrini

Para o prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini, o evento em se é importante, mas destacou a importância da participação do Governo do Estado, junto aos municípios do interior. “Um evento como este é muito importante para nós gestores municipais e para a população em geral, pois, vivemos em um país que a saúde pública está um caos. Há anos que não muda, não evolui, não melhora e, é durante essas conferências que precisamos levantar a voz e mostrar que o investimento precisa ser feito no município, o Governo do Estado precisa olhar mais por nós. Aqui em Tucumã, já tivemos várias conquistas importantes para nossa população a nível de saúde, mas, sabemos que ainda não é o suficiente, estamos desenvolvendo e crescendo muito, mas, é preciso melhorar o quadro do regional e isso, não depende de nós, depende do estado investir nos município do interior”, reforça prefeito.

Raphael Antônio

Raphael Antônio secretário de Tucumã, também falou da importância do evento. “A conferência é muito importante para a discussão entre sociedade e órgão público da saúde, onde, eles trocam uma experiência com todos os participantes e, também tomam conhecimento de tudo o que já foi feito no setor e o que ainda estamos pretendendo realizar. Uma das coisas que também pedimos para nossos servidores, sempre, é que eles tratem o nosso cidadão com o devido respeito que eles merecem”, comenta o secretário municipal de saúde de Tucumã, Raphael Antônio.

Além das autoridades dos municípios da PA 279, Participou também do evento, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Pedro Gonçalves. “As conferências são o espaço em que a população tem autonomia de discutir os problemas encontrados no atendimento da saúde do seu município e então, o poder público toma esse conhecimento e juntos encontram ferramentas para melhorar esta situação”, enfatizou o presidente.

 Por Roserval Ramos com informação do Fato Regional

Fotos: Wesley Costa

SEM COMENTÁRIO