NotíciasSaúde

Unidade de tratamento oncológico de Tucuruí alerta sobre câncer de colo de útero

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho – Unacon Tucuruí – aderiu à campanha “Março Lilás por todo o Pará”, que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lançou para atuar no combate a principal causa de morte por câncer de mulheres no Pará. Na unidade, a ação estratégica vai até o dia 28, com vasta programação  que inclui a oferta de exame preventivo, teste rápido me Sífilis e HIV, entre outros serviços.

Na Unacon,  o câncer de colo uterino está entre os três tipos de cânceres mais frequentes entre a população da região e, assim como no Brasil, afeta as mulheres mais jovens. Atualmente, a unidade possui 100 pacientes cadastradas com câncer de colo de útero. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Já foram inclusive, desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus, mas o uso do preservativo durante a relação sexual e a realização do exame preventivo, também chamado de Papanicolau, são essenciais para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Para o médico Leandro Almeida Assunção, oncologista clínico da Unacon, a prevenção é a melhor forma de combater e identificar qualquer patologia que o paciente possa ser acometido. “Temos várias campanhas, agora, por exemplo, estamos no Março Lilás que alerta sobre a prevenção contra o câncer de colo uterino e, existem exames para diagnóstico precoce oferecidos pela rede básica de saúde que é o preventivo, mas infelizmente,  muitas mulheres não fazem essa procura”, concluiu Leandro Assunção, lembrando que as chances de cura são de 90% se a doença for descoberta precocemente.

De acordo com o médico, a prevenção é fundamental para o  início do tratamento, pois se a doença for descoberta  no estágio inicial, o resultado do tratamento com certeza será  mais satisfatório. “Por isso, essa mobilização nacional para chamar atenção para realização da triagem e identificação precoce da doença, que vai reduzir as sequelas e outras complicações do câncer uterino”, ressaltou o médico.

Nutrição – Associado aos aspectos clínicos, outra importante forma de prevenção é a alimentação mais saudável. Essas e outras informações foram repassadas, durante a semana, para colaboradoras, usuários e acompanhantes, por meio de palestra ministrada na Unacon pela nutricionista Carmen Natanna. “Já está mais que comprovado que a alimentação ajuda a prevenir vários tipos de cânceres e durante o tratamento também é importante uma alimentação adequada. Não adianta o paciente vir para Unacon, fazer a medicação, ter todos os cuidados e, chegar em casa e consumir alimentação rica em sódio, industrializados. Isso  não é positivo no tratamento”, recomendou.

Rosemeire Silva Alves, 32, que faz tratamento contra o câncer de colo de útero na Unacon, foi uma das participantes da palestra. Hoje, ela reconhece a importância de alguns cuidados, principalmente com a prevenção da doença. “Ainda tem muita gente desinformada sobre esse assunto. Essa programação da Unacon é a oportunidade de aprender muita coisa. Esses trabalhos ajudam e dão esperança para quem faz o tratamento da doença”, observou a usuária.

Após assistir a palestra, Rosimeire Silva saiu com a certeza de que a alimentação adequada influencia muito, tanto no combate à doença, como na evolução positiva no quadro clínico durante o tratamento da patologia. “Então, a solução é se cuidar todos os dias, não só durante as campanhas. São mudanças desde os pequenos hábitos, com alimentação saudável, caminhadas, exercícios e consultas e exames periódicos”, disse a usuária.

___________ MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ___________

Números de casos– De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a região Norte destaca-se no cenário nacional por ser a única onde o câncer uterino é o mais incidente e é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres, superando o câncer de mama, que é o maior do país. A estimativa, conforme o Inca, é que haja 860 novos casos de câncer do colo uterino em 2019.

Também chamado de câncer cervical, a doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Programação Março Lilas – Teve início dia 6 e se estenderá até o dia 28 deste mês. A abertura do  evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), contou com Oficina de Maquiagem e comemoração alusiva ao Dia da Mulher com a participação de colaboradoras, usuárias e acompanhantes.

Dia 13 houve palestra sobre “Nutrição na prevenção do câncer de colo de útero”, pela nutricionista Carmem Natanna. Dia 22, dia “D” da campanha, para coleta do PCCU em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, além de teste rápido de Sífilis e HIV e também emissão do cartão do SUS. Dia 28, Blitz da saúde em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucuruí- CTTUC.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Texto: Vera Rojas / Agência Pará

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo