NotíciasXinguara

Veneráveis de Lojas Maçônicas do sudeste do Pará são instalados e empossados em Xinguara

aAs Lojas Maçônicas do Grande Oriente do Brasil, Estrela do Carajás 2088 do Oriente de Xinguara, União e Fraternidade de Carajás 4320 Oriente de Parauapebas, Obreiros da Paz 3943 Oriente de São Felix do Xingu e Cavaleiros do Sol 4250 Oriente de Canaã dos Carajás, realizaram em conjunto, sessão para instalações e posse de seus respectivos Veneráveis Mestres. O ato aconteceu no sábado, 13 de junho, na cidade de Xinguara. Os eleitos terão mandatos de dois anos, a ser cumprido a partir deste dia.

Na sessão, que é realizada para os atos deliberativos, nos termos da legislação própria da Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, transcorreu no decorrer do dia, sendo encerrada a noite com um jantar de confraternização, o que para Gidelson Santana Santiago, Deputado Federal do Grande Oriente do Brasil, reeleito pela Loja Estrela do Carajás, é considerado um dos maiores atos da maçonaria, “temos este ato como sendo um grande momento que é de escolhermos nossos representantes, homens que estarão à frente presidindo as lojas aqui representadas e, diante disso, nos liderando”, disse.

Esposa dos maçons
Esposa dos maçons

Os escolhidos são constituídos internamente com todos os poderes representativos, possuindo prerrogativas como qualquer outra autoridade, onde, a escolha é por meio do voto direto. Os eleitos cumprirão mandatos no biênio 2015/2017. Para presidirem as Lojas em seus respectivos municípios foram eleitos: Em Xinguara, Adão Veras, em São Félix do Xingu, José Valdecir, em Canaã dos Carajás, Orlando Machado e em Parauapebas Mario Siqueira.

Gidelson falou sobre a grande representatividade perante a sociedade, “a instituição Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, por ser uma das instituições mais antigas, ela tem se preocupado em diversos pontos que interessa não só a família maçônica, mas em um todo, por exemplo, são vários projetos que são elaborados em reunião como essa, temos um projeto piloto, que é a maçonaria contra as drogas, um projeto a favor da vida, que beneficia não só os maçons, mas como todas as pessoas que desse serviço necessita, é um trabalho desenvolvido pela as esposas dos maçons, liderado pela as primeiras damas que é as esposas dos Veneráveis, que tem a função de trabalhar esses projetos e desenvolve-los”.

DSC_0318 [1600x1200]Para finalizar o Deputado Federal frisou que, “esses projetos são colocados no dia a dia da maçonaria, falando pelo Grande Oriente do Brasil, a maçonaria é constante nessa parte de filantropia, ajudar outras entidades, nós temos nos ombreados com outras entidades que tem o mesmo cunho da maçonaria para beneficiar a sociedade de um modo em geral, é lógico que maçonaria tem uma das características que poucas entidades têm, ela se preocupa de não divulgar o que ela faz, isso são princípios respeitados entre os maçons, mas a maçonaria é tão ativa e atuante como qualquer outra entidade, que também faz esse trabalho e que louvamos essas entidades, por saber que varias pessoas são beneficiadas com esses trabalho sociais”. Afirmou ele.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar