
As Lojas Maçônicas do Grande Oriente do Brasil, Estrela do Carajás 2088 do Oriente de Xinguara, União e Fraternidade de Carajás 4320 Oriente de Parauapebas, Obreiros da Paz 3943 Oriente de São Felix do Xingu e Cavaleiros do Sol 4250 Oriente de Canaã dos Carajás, realizaram em conjunto, sessão para instalações e posse de seus respectivos Veneráveis Mestres. O ato aconteceu no sábado, 13 de junho, na cidade de Xinguara. Os eleitos terão mandatos de dois anos, a ser cumprido a partir deste dia.
Na sessão, que é realizada para os atos deliberativos, nos termos da legislação própria da Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, transcorreu no decorrer do dia, sendo encerrada a noite com um jantar de confraternização, o que para Gidelson Santana Santiago, Deputado Federal do Grande Oriente do Brasil, reeleito pela Loja Estrela do Carajás, é considerado um dos maiores atos da maçonaria, “temos este ato como sendo um grande momento que é de escolhermos nossos representantes, homens que estarão à frente presidindo as lojas aqui representadas e, diante disso, nos liderando”, disse.

Os escolhidos são constituídos internamente com todos os poderes representativos, possuindo prerrogativas como qualquer outra autoridade, onde, a escolha é por meio do voto direto. Os eleitos cumprirão mandatos no biênio 2015/2017. Para presidirem as Lojas em seus respectivos municípios foram eleitos: Em Xinguara, Adão Veras, em São Félix do Xingu, José Valdecir, em Canaã dos Carajás, Orlando Machado e em Parauapebas Mario Siqueira.
Gidelson falou sobre a grande representatividade perante a sociedade, “a instituição Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, por ser uma das instituições mais antigas, ela tem se preocupado em diversos pontos que interessa não só a família maçônica, mas em um todo, por exemplo, são vários projetos que são elaborados em reunião como essa, temos um projeto piloto, que é a maçonaria contra as drogas, um projeto a favor da vida, que beneficia não só os maçons, mas como todas as pessoas que desse serviço necessita, é um trabalho desenvolvido pela as esposas dos maçons, liderado pela as primeiras damas que é as esposas dos Veneráveis, que tem a função de trabalhar esses projetos e desenvolve-los”.
Para finalizar o Deputado Federal frisou que, “esses projetos são colocados no dia a dia da maçonaria, falando pelo Grande Oriente do Brasil, a maçonaria é constante nessa parte de filantropia, ajudar outras entidades, nós temos nos ombreados com outras entidades que tem o mesmo cunho da maçonaria para beneficiar a sociedade de um modo em geral, é lógico que maçonaria tem uma das características que poucas entidades têm, ela se preocupa de não divulgar o que ela faz, isso são princípios respeitados entre os maçons, mas a maçonaria é tão ativa e atuante como qualquer outra entidade, que também faz esse trabalho e que louvamos essas entidades, por saber que varias pessoas são beneficiadas com esses trabalho sociais”. Afirmou ele.