Cidades

Vereadores de Xinguara sai em defesa da população e desaprova ação do DETRAN

Caminhão guincho lotado de motos (Fotos do Facebook)
Caminhão guincho lotado de motos (Fotos do Facebook)

Há uma semana agentes do DETRAN de Redenção estão em Xinguara, fiscalizando irregularidades no trânsito da cidade, a presença dos agentes no município vem contrariando a população num modo geral. A classe comerciaria está reclamando que o comercio local teve uma queda de mais de 30%, com a chegada do DETRAN na cidade, a queda no comercio é causada pela as blit’s realizadas nas Ruas e Avenidas, as reclamações dos comerciantes é de que as blit’s são muito demoradas no mesmo local, com isso o consumidor não pode ter acesso ao comercio.

Blit's
Blit’s

Nossa equipe de reportagem esteve na Câmara Municipal de Xinguara na manhã dessa segunda-feira 31 de março, para ouvir a opinião dos vereadores que são os legítimos representantes do povo xinguarense. O que encontramos naquela casa de leis foi muita indignação por parte dos legisladores, por causa da atitude tomada pelos agentes do DERTRAN.

Falamos primeiro com o vereador Cicero Almeida “CIÇÃO”, do partido PSB. Acompanhe o que o vereador falou a nossa equipe.

Site: Há uma semana os agentes do DETRAN estão em Xinguara fiscalizando o trânsito, isso está causando vários transtornos, gerando muitas reclamações, qual é a sua posição sobre essa visita do DETRAN a Xinguara?

10170729_441856785948895_1578613991_n [1024x768]Vereador CIÇÃO: Essa fiscalização já aconteceu no passado, eu não estou aqui para culpar prefeito e nem o governo, eu não sou contra a fiscalização eu até acho que tem que ter sim fiscalização. Mais isso deixa agente insatisfeito em alguns momentos. No mandato passado da Ana Julia, Xinguara recebeu por diversas vezes equipes de DETRAN de Belém, onde tinha agentes educados que vinham com todas as informações necessárias para aplicar as leis de trânsito, punindo apenas aquele que estava realmente irregular. Nesse atual governo estadual as coisas tem sido diferente, só para ter uma ideia tem vindo como deve vir, mais uma equipe de Redenção, com agentes despreparados e que abusam do poder, no meu ponto de vista eles não podem ficar mais de uma hora em um determinado lugar, por que o comercio daquela Rua não vende nada e com isso o comerciante é prejudicado, eles deveriam mudar de local pelo menos de uma em uma hora para assim não penalizar tanto o comercio local. Pelo outro lado eles abusam da autoridade, eu pude presenciar no último sábado na Rua Tapajós, próximo a Farmácia Santa Maria onde eles realizavam uma blit’s, onde tinha mais ou menos uns 200 populares alguns curiosos outros em busca de padrinhos, quando uma camionete Ranger de uso do DETRAN, desceu na contramão sendo que tinha como eles andar sem ser na contramão, não dando por satisfeito logo em seguida uma caminhão guincho que recolhe os veículos aprendidos também desceu na contramão colocando vidas em risco.

Blit's
Blit’s

“Eu não vejo nem um rendimento do Estado em nosso município, se a fiscalização tivesse acompanhada de obras e as cobranças fosse só para aquelas pessoas que estivessem erradas seria correto, mas do jeito que eles estão cobrando ai, abusando da autoridade eu sou contra”. Tenho recebido muitas reclamações de populares, mas na hora de provar os fatos às pessoas desistem, eu não posso acusar ninguém de propineiro mais eu recebo bastantes reclamações, eu tenho até andado atrás de algumas provas mais não tenho encontrado, mas fica aqui minha insatisfação diante ao Governo do Estado, por mandar para Xinguara uma equipe de Redenção com pessoas despreparadas sem responsabilidade, esse pessoal de Redenção estão achando que eles podem fazer e desfazer do jeito que eles bem quiser e a coisa não é bem assim. O vereador Cição disse ainda que já pediu ajuda para o Deputado Estadual do seu partido Casio Andrade para que ele possa tomar alguma providencia em relação isso que está acontecendo em Xinguara.

O outro legislador que falou com nossa equipe, foi o vereador Adair Marinho do PDT, que já tinha expressado sua opinião sobre o assunto em sua rede social “FACEBOOK”.

Site: Qual é sua posição, seu ponto de vista sobre essa ação do DETRAN aqui em Xinguara?

1966961_441856705948903_1131430316_n [1024x768]Adair Marinho: Primeiro eu postei em minha rede social minha indignação com o DETRAN estadual, sabemos que a responsabilidade disso tudo é do Governo Estadual, eu acho que o governo deveria investir mais em sinalizações como: vertical, faixas de pedestres e também em semáforos, para depois eles vir cobrar da população, nos sabemos que essa ação do DETRAN é apenas para arrecadar, nos vemos ai pai de família sendo multado e o pior é que os agentes estão atravessando os veículos na frente das motos causando risco de acontecer acidente com os condutores, isso é inadmissível em nosso município, somos representantes da população e a população tem nos procurado pessoalmente, tem nos ligado pedindo apoio, sabemos que hoje tem mais de 200 motos presas, fora os veículos, eu sei que o código de trânsito é claro todos condutores devem andar correto, mais eles estão abordando todo mundo, estando de cinto, capacete tudo legal eles abordam assim mesmo e isso é uma vergonha para o nosso município.

Site: Xinguara precisa primeiro receber uma sinalização adequada um trabalho educativo para depois ser fiscalizada?

10006964_441879929279914_1157884148_n [1024x768]Adair Marinho: O trabalho para educar o trânsito é muito importante, por que às vezes tem condutores que não sabe que uma Rua tem sentido único, eu presenciei os guardas multando pessoas em frente a Caixa Econômica por que estava indo no sentido proibido. No meu ponto de vista não é hora do Governado do Estado mandar o DETRAN para o nosso município, temos certeza que outros municípios não aceitaram, sabemos que isso é uma estratégia politica do Governo para arrecadar, sabemos que hoje a população está revoltada, não só a população mais nós vereadores também estamos revoltados com a atitude do Governo em relação ao nosso município.

10151837_441856719282235_575554648_n [1024x768] Nós vimos agora nos últimos cinco dias uma queda no comercio local de mais de 30% nas vendas e se o comercio não vende vai crescer o prejuízo e isso não é bom para nosso município por que estamos precisando puxar empresas para nossa cidade. Eu ainda não levei esse assunto ao conhecimento de parlamentares mais se continuar abusando da nossa população eu vou entrar em contato com o Deputado Federal Geovani Queiroz e vou passara situação para ele, por que ele sabe que o povo de Xinguara é um povo trabalhador, ele sabe e tem conhecimento de que o DETRAN hoje está aqui apenas para arrecada i isso não pode acontecer.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo