Esporte

Seleção de Xinguara vence Conceição e fica com título da Copa Extremo Sul Pará 2022, e se torna Hexa da competição

Assim que terminou o jogo, jogador de Xinguara recebeu convite para defender as cores do Sport Clube Itupiranga no Campeonato Paraense da Primeira Divisão

A seleção de Xinguara é a grande campeã da 19ª edição da Copa Extremo Sul Pará de Seleções, após repetir o empate em 1 x 1 do primeiro jogo em Conceição, Xinguara vence o selecionado de Conceição do Araguaia nos pênaltis jogando em casa. O estádio municipal J. Santos de Xinguara foi o palco da grande final na noite sábado, 17. Diferente de Xinguara, que teve a volta do seu camisa 10, e capitão da equipe, que não participou do primeiro jogo. Conceição veio sem o seu principal jogador, o atacante Lucas Pepe artilheiro da competição com 9 gols, Pepe desfalcou a equipe por motivo justo, ele foi jogar na Inglaterra.

Festa dos Campeões / Fotos: Salmo Luz

Após o cerimonial de abertura, a bola rolou para os últimos 90 minutos da decisão. Em campo as duas equipes tiveram um início de o jogo muito estudado, mas o gol dos donos da casa saiu logo no início da primeira etapa, após quase sofre o gol, Xinguara saiu no contra-ataque e com um passe genial do meia Vinicius (Sury), fez com que o camisa 11 Luiz Felipe saísse cara a cara com o goleiro Elder Max, para marcar um golaço aos 14 minutos de jogo.

A seleção de Conceição não se abateu ao tomar o gol, e manteve o mesmo ritmo, e aos 19 minutos, 5 depois de Xinguara ter aberto o placar, fez o gol de empate, em uma cobrança de falta a bola foi lançada na área de Xinguara, o zagueiro Paiva contou com a falha do goleiro Piter e em uma bola mascada fez o gol de empate.

Seleção de Conceição do Araguaia, Vice-campeã

O torcedor xinguarense presente no J. Santos, acompanhou apreensivo o jogo até o tempo regulamentar, mas só soltou o grito de campeão após a decisão nas penalidades máxima, com resultado de 4×2 para Xinguara, que abriu a série e converteu em gols as quatro cobranças com Pedro, Vinicius Sury, Alemão e Gustavo. Do lado de Conceição, Valdo e Paiva marcaram, Gabriel e Breno param no goleiro Piter que, se redimiu da falha no gol dos visitantes.

Após a conquista do Hexa, o prefeito de Xinguara, Dr. Moacir Pires de Farias, foi parar nos braços dos jogadores.

Prefeito de Xinguara, DR. Moacir, nos braços dos jogadores

Para o treinador de Xinguara, o professor Rondinele, esse título mostra a força da juventude, “fomos para a competição com a proposta de renovação, o objetivo era fazer um bom campeonato, convocamos aqueles que entendemos que seria os melhores na atualidade, o título veio de forma natural, apesar de todas as dificuldades, nosso elenco deu o melhor de si, fomos crescendo na competição, prova disso, está aí o resultado do trabalho. Então tenho só que agradecer primeiramente a Deus, depois nosso grupo, toda comissão técnica, atletas, liga esportiva e a secretaria de esporte pela confiança e apoio dispensado ao grupo”, finalizou.   

Representantes da FPF – Federação Paraense de Futebol e de Ligas Esportivas envolvidas na competição estiveram presentes prestigiando a grande final e saíram impressionados com a organização do evento.

Assim que terminou o jogo, o presidente da Liga Esportiva de Marabá e da ALCA – Associação de Ligas de Carajás, João Salvador, que também é diretor do Sporte Clube Itupiranga, pediu para chamar o atleta xinguarense Platina, Salvador convidou o volante de 20 anos, para defender as cores do Itupiranga no Campeonato Paraense da primeira divisão em 2023.

Platina, volante de Xinguara, convidado pelo Itupiranga para jogar o paraense da primeira divisão

Ficha técnica do jogo:

A arbitragem que comandou a partida, veio toda de Rio Maria. Adelton Carneiro foi o arbitro centram, sendo auxiliado por Edmilson Caminha e Éder Gomes, quarto arbitro Flávio Santos e o delegado do jogo foi Leonardo Ferreira. O senhor Adelton Carneiro foi bastante questionado em sua atuação, por deixar passar muitas faltas para cartão amarelo e não cumprir a regra.

Quarteto de Arbitragem

Xinguara: Piter, Gustavo, Maicom, Alemão e Marlim, Platina, Denis, Luiz Felipe (Rafael), Pedro, e Vinicius Sury, Daniel (Chiclete).

Conceição: Elder Max, Curió, Paiva, Vailton e Chaparral, Cachamorra, Valdo, Gabriel, Gilvan, Tiago (Breno) e Niltinho (Peba).

Dentre tantas as emoções, as lágrimas de felicidade desciam no rosto do presidente da liga esportiva de Xinguara, Nilton Breu Moreira, contagiou todos que presenciava o momento.

Nilton Abreu, que pode deixar a presidência da liga falou da sua felicidade, “estou muito feliz por mais uma conquista da nossa seleção, o futebol de Xinguara tem que ser respeitado, temos os melhores, parabéns para todo elenco”, disse Abreu.

Outro que não escondeu a felicidade foi o secretário de esporte Gelivan Silva, “não tem palavras para descrever o tamanho da felicidade que sinto nesse momento, apesar de estar à frente da pasta, esse é meu primeiro ano de Copão, uma vez que não tivemos a edição de 2021, quero parabenizar a liga pelo trabalho, em nome da comissão técnica parabenizo todo grupo da seleção, em especial aos nossos atletas. Não paramos por aqui, temos novidades para o ano que vem. Agradecimento ao nosso prefeito Dr. Moacir que não mede esforço para apoiar nosso esporte”, afirmou.

Gleivan Silva, secretário de esporte

Galeria de Fotos:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo