NotíciasPolítica

Vice-prefeito Ismael Barbosa assume interinamente a Prefeitura de Jacundá

Por Antonio Barroso

Um hora. Foi o tempo necessário para o presidente da Câmara Municipal de Jacundá empossar no cargo de prefeito em exercício o pecuarista Ismael Gonçalves Barbosa, filiado ao PSDB, em decorrência da vacância do cargo após o afastamento temporário do prefeito José Martins de Melo Filho, o Zé Martins (PMDB), que sofre investigação de uma Comissão Processante no Legislativo.

Na quarta-feira desta semana, a Câmara de Vereadores realizou sessão extraordinária para votar parecer da Comissão Processante que pedia o prosseguimento do processo de investigação e afastamento imediato do gestor. Por 12 votos a 0, os vereadores aprovaram integralmente o parecer da Comissão e Zé Martins foi afastado da função de prefeito municipal, cargo agora ocupado pelo vice-prefeito Ismael Barbosa, após posse realizada na noite de quinta-feira (10).

Bastante concorrida, a posse do novo prefeito teve a presença dos ex-prefeitos Adão Ribeiro e Itonir Tavares, do delegado de Polícia Sérgio Máximo, presidentes de agremiações partidárias e populares, além de uma centena de estudantes universitários que protestavam contra falta de ônibus escolar para o transporte dos alunos.

Coube à vereadora Neusilene Costa (PR) a leitura do Edital de Convocação e, em seguida, o presidente da Casa, Lindomar Marinho (PT) convidou o ainda vice-prefeito para assinar o Termo de Posse.

Cada vereador teve o tempo de 3 minutos na Tribuna da Casa. A maioria usou o tempo para desabafar quanto à situação do município e pedir trabalho ao novo gestor.

Prefeito – Num rápido discurso, o prefeito em exercício agradeceu a presença dos convidados e prometeu resolver o problema no transporte dos estudantes universitários.

Depois da cerimônia, Ismael Barbosa não quis responder a perguntas da imprensa. Interpelado sobre qual sua prioridade à frente da Prefeitura de Jacundá, ele não quis comentar. Perguntado ainda sobre a participação familiar no governo, também não houve resposta.

Ao ser empossado vice-prefeito de Jacundá, em janeiro deste ano, Ismael Barbosa assumiu a Secretaria de Finanças e a Tesouraria. A mulher dele, Leila Barbosa, é a Secretaria Municipal de Educação. E o genro, Eduardo Barth, chegou a assumir por dois meses a Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio.

Na manhã de sexta-feira era intensa a movimentação na sede da prefeitura. Algumas mudanças já começaram no governo e outras estão previstas para acontecer.

A reportagem apurou que Ênio Corrêa da Silva vai para a Secretaria de Finanças, no lugar de Ronaldo Martins. Darlingthon Bonfim assume o Departamento de Tributos, antes ocupado por Ênio. E Rosilane Oliveira Teixeira, gerente de um posto de combustível da família do prefeito em exercício, assume a Tesouraria. Eduardo Júnior é o novo secretário de Meio Ambiente e Turismo. A antiga secretária, Valéria Guedes, foi exonerada. Foi na casa dela que a Polícia Civil apreendeu móveis que teriam sido comprados com dinheiro do município.

Comissão Processante

Agilidade na conclusão do processo que investiga infrações político-administrativo do gestor municipal José Martins de Melo Filho. O afastamento temporário estava previsto para acontecer entre os dias 25 e 28 deste mês, porém, foi antecipado em quase 20 dias.

Os próximos passos da Comissão, segundo sua presidente, será ouvir as testemunhas de defesa arroladas pelo gestor – num total de 15 –, coletar provas e dar o parecer definitivo. Sem prever um prazo para a conclusão, Neusilene explicou que todo processo segue um rito jurídico fundamentado nas leis vigentes.

Apesar da vereadora não falar de prazo, a reportagem apurou que a comissão tem previsão de concluir o processo antes do fim deste mês. Enquanto isso, o prefeito afastado recorre da decisão de seu afastamento junto ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

(Fonte: João Carlos Rodrigues/ Texto e Imagem: Antonio Barroso.)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo