SaúdeXinguara

Xinguara agora tem médico capacitado em diagnostico precoce de Câncer Infantojuvenil

Dr. Luiz Fernando e Dr. Rodrigo Gudim
Dr. Luiz Fernando e Dr. Rodrigo Gundim

O renomado médico Dr. Rodrigo Gundim, diretor clinico do município de Xinguara foi indicado pela Secretaria Municipal de Saúde, para participar de uma capacitação em diagnostico precoce de Câncer Infantojuvenil em Barretos. Capacitação essa ministrada pelo Dr. Luiz Fernando diretor clinico do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), que é referencia no Brasil.

Nossa reportagem ouviu o Dr. Rodrigo e ele explicou o quanto à participação dele na capacitação será útil para o município de Xinguara e região.

“Esse trabalho visa melhor à saúde no município de Xinguara, sendo que

Enfermeira Cristiane Melo
Enfermeira Cristiane Melo

será realizado através da Secretaria Municipal de Saúde, em caso de confirmação do Câncer, o paciente será encaminhado para a Dra. Karina Vuolo, coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos em Xinguara, que posteriormente encaminhará o paciente para Barretos, onde será realizado o tratamento no HCB”.

O médico que vem desempenhando um grande trabalho para a população de Xinguara, agora diz estar mais feliz por estar fazendo parte voluntariamente do projeto do Hospital de Câncer de Barretos. Afirmou o médico.

Através do Leilão Direito de Viver realizado em maio do ano passado, Xinguara ganhou a oportunidade de receber a Carreta da Prevenção de

Dra. Karina Vuolo coordenadora do HCB em Xinguara
Dra. Karina Vuolo coordenadora do HCB em Xinguara

CA, para A Carreta chegar ao município será necessário ter uma pessoa treinada para fazer a triagem dos pacientes, por isso uma enfermeira foi indicada pela Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, para passar por treinamentos em Barretos, para fazer a triagem dos pacientes do município. A enfermeira Cristiane Melo foi quem participou do treinamento e vai acompanhar o trabalho da Carreta que deve estar em Xinguara até o final do primeiro semestre.

Xinguara conta hoje com uma a ONG Sociedade Humanitária Esperança de Viver, que conta com voluntários trabalhando em pro das pessoas que necessita de tratamento de algum Câncer. A atual presidente da ONG, Dra. Karina Vuolo, falou sobre o próximo Leilão Direito de Viver, que será realizado no próximo dia 07 de Junho deste ano no Sindicato Rural de Xinguara.

Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos
Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos

“Já estamos recebendo doações de gado para o Leilão e no próximo dia 09 de abril irá acontecer uma reunião na Câmara de Vereador com todos os voluntários, onde serão definidas as diretrizes para que possamos repetir o mesmo sucesso do primeiro leilão”.

Karina Vuolo falou também sobre a importância de ser um voluntario desse projeto.

“A união faz a força, quando reunimos um grupo para fazer o bem às pessoas, sentimos uma sensação de dever cumprido, se temos uma vida estável, precisamos olhar para nosso próximo, toda ajuda seja ela qual for, que possamos dar, ela com certeza é bem vinda”. Afirmou a coordenadora do HCB. (Roserval Ramos)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo