Saúde

Xinguara: Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Proteja o seu melhor amigo contra a raiva

Começou em Xinguara no último dia 21 de setembro, a campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, e vai até o dia 1 de outubro. A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos/2020 no Estado do Pará terá como dia “D” o dia 26 de setembro.  A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária que, montaram um cronograma de atendimento para a sede do município e também para os três Distritos.

Os postos de atendimento da sede do município foram distribuídos para as escolas, com cinco blocos de atendimento, três por dia. O município fez a aquisição de 11 mil doses da vacina antirrábica para atender a demanda da campanha. Falamos com o médico veterinário Rafael Nery, responsável pelo departamento de Zoonoses da Vigilância Sanitária de Xinguara.

Rafael Nery falou de como está sendo desenvolvida a campanha em Xinguara, “começamos a campanha no dia 21, o atendimento está sendo realizados nas escolas do município no horário comercial. Em relação às metas esperamos bate-las, como em 2019 praticamente o Brasil inteiro não conseguiu comprar a vacina da raiva e por esse motivo não tivemos a campanha de vacinação antirrábica no ano passado, teremos como base de meta o ano de 2018. Esse ano recebemos 11 mil doses, estamos na expectativa de poder vacinar pelo menos uns 10 mil animais no município”, afirmou o Veterinário.

No dia “D”, 26 de setembro, o atendimento vai acontecer apenas na Secretaria de Saúde com o encerramento da campanha. Aqueles que não vacinarem seus cachorros e gatos durante a campanha podem procurar a secretaria para pegar a vacina, desde que, levem uma caixa de isopor com gelo.

Todos os 144 municípios do Pará estão participando da campanha com cerca de 7 mil postos de vacinação. Estimasse que, 1.297.348 (um milhão duzentos e noventa e sete mil trezentos e quarenta e oito) animais serão vacinados em todo o estado do Pará. Todas as regionais de Saúde terão prazos para informar o resultado da campanha. Os dados deverão ser enviados para a Coordenação Estadual de Zoonoses na planilha da campanha canina (Já enviada para as regionais). A data limite para o envio das informações será 31 de dezembro de 2020.

A raiva é uma doença zoonótica, quase 100% letal, que atinge mamíferos terrestres e que ainda representa no mundo um sério problema de saúde pública, com a ocorrência anual de milhares de casos humanos. No Brasil esta zoonose teve um declínio significativo de casos humanos a partir da década de 1970, reduzindo-se de 173 casos naquele ano para apenas 12 (doze) em 2018.

Transmitida principalmente através da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou de pele lesada provocada por um animal doente para outro animal ou pessoa sadia.

A vacinação antirrábica de cães e gatos visa proteger esses animais de uma possível ocorrência de caso de raiva, mas seu objetivo fundamental é proteger a saúde humana, pois, pela interação constante entre humanos e esses animais de estimação, a transmissão da doença é muito facilitada, aumentando consideravelmente o risco de caso de raiva humana.

Com informações da Coordenação de ZOONOSES/DVS/SESPA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo