Moradores do Setor Nobre, em Xinguara no sudeste do Pará viveram momentos de muita tensão no inicio da noite da última quarta-feira, 19, após um deposito de gás pegar fogo.
O incêndio no deposito Nacional Gás, localizado na Rua Serra Norte, no Centro de Xinguara, Setor Nobre, começou por volta das 20 horas, da última quarta-feira.
Alguns moradores perceberam uma fuma e começaram a sair de dentro de suas casas para ver o que estava acontecendo, quando deram conta de que era o deposito de gás que estava em chamas, começou a correria, a aglomeração de pessoas foi aumentando, o pânico crescia.
A Polícia Militar foi acionada através do 190 e de imediato o comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Keythson Valente Gaia acionou todo seu efetivo que estava de serviço naquele momento, e determinou que todas as guarnições se deslocasse para o local do incêndio. Na medida em que os policiais iam chegando à população se juntava a eles em um só objetivo, tirar o máximo de botijão de gás de dentro do estabelecimento. Mesmo em meio muita correria, nossa equipe conseguiu falar com o Ten. Cel. Keythson que falou como e porque mesmo sem a presença do Corpo de Bombeiro, a missão foi bem sucedida. O incêndio foi controlado com a ajuda de vários caminhões pipa foram acionados pela Polícia Militar.
Entrevista
Em um ato de bravura os policiais não mediram esforços para salvar o máximo de objetos do interior do prédio. O ato de bravura e solidariedade também tem que ser mencionada para a população que, liderada pela PM, ajudou na operação do inicio ao fim.
Mais uma vez fica provado que a imprensa de Xinguara tem razão quando cobra das autoridades do município, a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros na cidade, será que estão esperando que aconteça uma tragédia maior para tomarem providencia. Para a sorte da cidade de Xinguara o incêndio no deposito Nacional Gás começou cedo da noite, pois se fosse durante a madrugada, Xinguara hoje não seria a mesma.
A equipe desse site tem a honra de parabenizar em nome do senhor João Batista, proprietário da Nacional Gás, a Polícia Militar e a população pelo ato de bravura e solidariedade. Pela manhã dessa quinta-feira, 20, falamos com o proprietário do estabelecimento, ainda muito abalado com tudo que aconteceu, não conseguiu falar, mas fez questão de agradecer todos que foram solidário a ele e ao Nacional Gás.
Mesmo com o incêndio controlado, a população não arredou o pé enquanto não foi guardado o último botijão de gás.
População ajuda a carregar caminhão:
Relação dos policiais militares que participaram da operação:
Ten. Cel. Keythson Valente, Ten. Leymir, Sgt. Milton, Sgt. Barbosa, Cab. Gadelha, Cab. Oliveira, Cab. Sousa, SD. Fábio, SD. Andrade, SD. Paulo Diniz, SD. Eduardo, SD. João.