JustiçaNotícias

Xinguara: Eleitores correm contra o tempo para realizar o Recadastramento Biométrico e não perder o prazo

O prazo final para que, os eleitores de Xinguara, realize o Recadastramento Biométrico, será no dia 23 de janeiro. Agora, faltando menos de uma semana, eles correm para não terem o título de eleitor cancelado. As convocações por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), está sendo feitas desde o ano passado, mas como sempre, o brasileiro, deixa tudo para a última hora, na reta final, serão obrigados a enfrentar filas e tumultos para realizar o procedimento.

-Matéria continua depois da Publicidade-

Segundo a responsável pelo Cartório da 61ª Zona Eleitoral, Marilda Silva, quem não fizer o Recadastramento Biométrico, até o dia 23 de janeiro, terá o título cancelado, e terá que arcar com consequências do tipo; restrição no CPF, ficar impedido de sacar aposentadorias ou benefícios, não poder fazer transações com bancos, não poder participar de concursos público, não poder  emitir passaporte, dentre outras burocracias em repartições públicas.

O Cartório Eleitoral de Xinguara, conta com 20 servidores a disposição da Justiça Eleitoral e, 14 guichês de atendimento para fazer o Recadastramento Biométrico, o atendimento vai das 8 às 16 horas, sem intervalo para o almoço.

Marilda Silva, falou com nossa equipe de reportagem e disse que, “a procura para o serviço de Biometria, está bom, só que, os eleitores comparecem, pegam as senhas, mas na hora da chamada, muito deles já não está mais na dependências do Cartório. Então pedimos que, venham fazer o Recadastramento e permaneçam até serem chamados, pois o prazo está acabando, 23 de janeiro, será o último dia e não será prorrogado. A orientação do TRE-PA, é que, os eleitores dirijam-se, o mais rápido possível aos cartórios eleitorais, e não deixe para o último dia, evitando assim, as longas filas”, afirmou.

O Recadastramento Biométrico em Xinguara, acontece em um único local de atendimento, no Cartório da 61ª Zona Eleitoral. Os atendentes estão a postos todos os dias, das 08 às 16 horas, e o atendimento acontece também nos sábados, domingos e feriados. Já foram atendidos 60,53% do eleitorado xinguarense, os outros 39, 47%, terão até o dia 23 de janeiro, para ficar em dias com a Justiça Eleitoral. “Dos 31.854 eleitores que, foram encontrados no município, no início do Recadastramento Biométrico, quase 20 mil, já, estão com o nove título em mãos. O TRE-PA espera que, os mais de 10 mil eleitores que, ainda não passou pela Biometria, consiga realizar até, o dia 23 próximo” disse Marilda Silva.

Documentação

Documentos necessários para o Recadastramento Biométrico: Título de Eleitor, Carteira de Identidade ou, qualquer documento com foto e comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou qualquer documento idôneo que comprove o endereço de residência do eleitor, será aceito também).

Serviços

O cartório eleitoral de Xinguara, trabalha normalmente para deixar o eleitor em dias com a Justiça Eleitoral, dispondo dos serviços de emissão do Título de Eleitor, transferência de domicílio e quitação eleitoral para quem deixou de votar em um ou nos dois turnos das eleições de 2018. Esses serviços serão realizados durante todo ano de 2019.

Texto e Fotos: Roserval Ramos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo