Notícias

Xinguara estará entre as primeiras cidades do sul do Pará a ofertar 100% de água tratada

11Em poucos dias Xinguara vai inaugurar uma das maiores obras realizadas no município, trata-se da Barragem de Abastecimento de Água. Em fase de conclusão a barragem vai transformar as estatísticas do município, isso porque Xinguara vai passar a contar com 100% de água tratada nas torneiras dos 12 mil domicílios. Feito já realizado nos Distrito Rio Vermelho e São José, onde a população já conta com água tratada em todas as residências.

O projeto de R$ 28,8 milhões contemplou ainda a implantação da ETA (Estação de Tratamento de água), adutoras de água tratada, setorização da rede de distribuição e automação das unidades operacionais.

3Esta semana as portas das comportas foram fechadas, para iniciar a acumulação, quando estiver em pleno funcionamento a barragem terá capacidade para armazenar mais de 800 mil metros cúbicos de água. A estação de tratamento terá vasão de 100 litros por segundo, operando em média 20 horas por dia. Elevando o município no que se refere a saneamento básico e saúde, pois Xinguara passará a ser uma das poucas cidades do Pará a ofertar 100% de água tratada para a população.

O prefeito Osvaldinho Assunção que sempre acompanha o andamento dos serviços executados pela concessionária Odebrecht Ambiental lembra que a gestão está trabalhando pensando no futuro, pois com a barragem o município se prepara hidricamente para as próximas décadas. “A barragem será suficiente para atender uma cidade com uma população de 200 mil habitantes, hoje contamos com 42 mil habitantes” relatou.

6O prefeito ressaltou que a obra é fruto de um financiamento do Governo Federal, porém a administração municipal buscou a liberação do convênio, assim como a liberação de licenças ambientais junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Quando assumimos em 2013  por uma série de problemas, entre eles falta de informações técnicas o projeto estava parado na Sema, assumimos a responsabilidade de entregar a barragem, buscamos resolver todos os empecilhos e agora estamos vendo a conclusão dessa importante obra para nossa cidade. A população ganha saneamento, qualidade de vida e mais saúde”, disse.

(Ascom/PMX)  

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo