Xinguara homenageia seu padroeiro São José Carpinteiro com festa

São José Carpinteiro, padroeiro da cidade de Xinguara
São José Carpinteiro, padroeiro da cidade de Xinguara

Começa nessa sexta-feira 22 de abril em Xinguara o festejo do padroeiro da cidade, a paroquia que leva o nome do santo está em festa, o festejo de São José Carpinteiro acontece de 22 de abril a 1º de maio com uma extensa programação social e religiosa.

Uma carreata com centenas de automóveis que saíram da Igreja Matriz as 17:30hs, percorrendo Ruas e Avenidas da cidade marcou a abertura do festejo. Após a carreata programação continuou com celebrações na Paroquia São José Carpinteiro com o Pe. Valdinei Silva, de Belém, com as comunidades Santa Maria Goretti, Nossa Senhora de Nazaré e Pastoral da Catequese.

Durante os 10 dias de festa muitas atrações vão acontecer, todas as noites terá barraquinhas vendendo pasteis, sobremesas, espetinho, picolé, caldos e porções. Haverá também Brechós, artigos religioso, camisetas, e pula-pula, entre um intervalo e outro acontecerá leilões de tortas e prendas.

A programação religiosa continua no sábado 23/04 com o Pe. Josiano da cidade de Redenção, recebendo as comunidades Nossa Senhora das Graças, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar e Pastoral da Saúde. No dia 24/04 almoço com galinhada e as comunidades Nossa Senhora de Fátima (unidos na fé), Pastoral da Criança e Pastoral da Acolhida, recebe o Frei. Vilson Lagne do Distrito Casa de Tabua no município de Santa Maria das Barreiras, a noite do dia 24 se encerra com a apresentação de Show de Calouros. No dia 25/04 é a vez do Pe. Maximiliano da cidade de Conceição do Araguaia, realizar celebrações com as comunidades Nossa Senhora de Fátima (Selectas), Terço dos Homens e Pastoral do Dízimo.

20160422173819Seguindo com as celebrações, no dia 26/04 o festejo recebe o Pe. Alcir, da cidade de Piçarra, que celebra com as comunidades Nossa da Abadia, Sagrado Coração de Jesus e Movimento Mariano. No dia 27/04 as comunidades São Francisco, Santa Maria Casa da União, Nossa Senhora das Graças e Apostolado da Divina Misericórdia recebe o Pe. Leandro da cidade de Arapoema-To. Para o dia 28/04 as visitas foram reservadas ao Pe. Francisco Simon, que vai celebrar com as comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e RCC Divino Pai Eterno.

No dia 29/04 uma visita um tanto especial acontece, Pe. Bene um velho conhecida da paroquia anfitriã celebra para as comunidades São Francisco no Novo Horizonte, Apostolado da Oração e Nossa Senhora Aparecida no pé do morro. No dia 30/04 a celebração do Dom Dominique, é com a comunidade São José Carpinteiro, Procissão as 18:30hs, saindo da comunidade Santa Maria Goretti, logo em seguida Passagem pela porta Santa e Missa.

No domingo 1º de maio, o Pe. Otavio celebra com a ECC e Juventude e Pastoral da Comunicação. Para encerrar as festividades em homenagem a São José Carpinteiro, Produtores Rurais e Rotary Clube realizam um grande churrasco, seguido de leilão de gado.