Xinguara: O 1º Encontro de Mulheres, em alusão ao Outubro Rosa reuniu mais de 900 pessoas

O 1º encontro de mulheres em alusão ao dia “D” Outubro Rosa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, na noite de quinta-feira 17, no Centro de Convivência dos Idosos, superou todas as expectativas, segundo a responsável pela pasta da Saúde, Janaína Pereira.

“O evento estava no cronograma da campanha de conscientização Outubro Rosa, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, nós da Secretaria de Saúde estamos contemplados com o resultado desse primeiro encontro, conseguimos alcançar o objetivo, que era reunir o máximo de mulheres para buscar conhecimento e esclarecimento sobre como se prevenir”, afirmou a secretária Janaína.

As unidades de Saúde ficaram responsáveis pelas apresentações das peças teatrais para o público de aproximadamente 900 pessoas, cada unidade apresentou uma peça falando de um tema. Além das unidades de Saúde, a Universidade Brasil apresentou uma peça com os alunos do curso de Fisioterapia, onde eles retrataram o preconceito a dor o medo e a angustia que, são fatores que pode afetar uma mulher que tenha que lutar contra o câncer.

Durante a programação foram abordados vários temas, através de apresentações de teatro, danças e testemunhos de varias mulheres que venceram a dramática barreira contra o câncer.

A ginecologista Dayra Cândido responde as duvidadas da mulheres

Entre tantos momentos durante o evento, um que foi considerado por todos, como sendo um dos mais importantes, foi o momento denominado como “roda de conversa com a ginecologista Dayra Cândido”, onde duas mulheres foram escolhida para ser porta voz daquelas mulheres que tinha alguma duvida, as perguntas que já estavam elaboradas iam sendo feitas e a medica respondia esclarecendo as duvidas, entre uma pergunta e outra, a medica fazia uma colocação e perguntava, é mito ou verdade, como por exemplo, “o desodorante usado nas axilas pode causar câncer na mama”, isso é mito, desodorante não causa câncer. Outro exemplo, “o homem pode ter câncer de mama”, sim, isso não é mito é verdade, o homem pede sim ter câncer de mama.

No intervalo de uma apresentação ou um tema, vários prêmios eram sorteados para o público. Foi ofertado também um momento de beleza, alunos do curso de Estética da Universidade Brasil estavam a disposição atendendo maquiagem e cabelo.

Janaína Pereira entregando buquê para Rainha Germina Souza

No final do evento aconteceu um desfile para a escolha da Rainha Outubro Rosa. Varias candidatas participaram. Na primeira etapa cinco candidatas seriam classificadas, mas como houve um empate técnico, passaram seis para a segunda fase. O público escolheria através de palmas a vencedora, mas o empate entre duas candidatas continuou, por aclamação do público presente, foi eleita duas Rainha Outubro Rosa.

A vencedora receberia de premiação, um pôquer de rosa, um jantar para duas pessoas, uma semi joia e curso na Universidade Brasil, podendo escolher entre Inglês e um curso preparatório para concurso público ou Enem. Como houve empate os prêmios foram divididos entre as duas Rainhas.

Foram eleitas Rainhas Outubro Rosa, a simpática dona Germina Souza do Nascimento, de 79 anos, e Jeane Pereira de Sousa de 42 anos.

SEM COMENTÁRIO