Xinguara: Secretaria de Saúde realizará o 1º encontro de mulheres, “Dia “D” do Outubro Rosa”

Na quinta-feira, 17 de outubro, será realizado pela Secretaria de Saúde de Xinguara o dia “D” Outubro Rosa.

O 1º primeiro encontro de mulheres acontecerá no Centro de Convivência dos Idosos, com inicio às 18h, e tem como foco trabalhar a campanha como o Dia “D” Outubro Rosa e vai contar com a participação das 8 unidades de saúde do município.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

___________ CONTINUE LENDO DEPOIS DA PUBLICIDADE ___________

 A programação vai receber todas as mulheres das unidades, onde cada unidade selecionará um determinado número de pacientes para participar das competições do evento. Serão criadas duas equipes, ou seja, cada equipe terá a participação de 4 unidades, que selecionarão número igual de participantes.

Janaína Pereira

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Janaína Pereira, além de palestras de conscientização, vai acontecer desfile para a escolha da Rainha Outubro Rosa e Teatro com vários temas relacionados com a campanha. As apresentações serão avaliadas por jurados que darão notas para cada uma delas, para ao final eleger as melhores temáticas. Serão sorteados vários brindes no decorrer das ações.

Janaína falou também da importância do encontro para a saúde pública, “esse encontro de mulheres que estamos realizando nesse mês de outubro, será de grande importância para melhor esclarecer todas as duvidas que possam surgir sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, vamos estar com a equipe da Secretaria de Saúde à disposição para qualquer esclarecimento durante o evento”, afirmou a secretária.

Outro ponto que Janaína falou enquanto conversava com nossa reportagem, foi sobre as disponibilidades de exames, “para esse Outubro Rosa nós já disponibilizamos 100 mamografias e 200 ultrassonografias de mama, para aquelas mulheres que o SUS preconiza a cima de 50 anos e aquelas que estão com fatores e sintomas de riscos e mais 50 mulheres que estavam na regulação com indicação medica a espera de exames, essas foram as priorizadas com as mamografias”, afirmou ela.

Uma parceria da Universidade Brasil com a Secretaria de Saúde vai oferecer um momento beleza para as participantes, alunos do curso de estética vão proporcionar esse momento a elas.

 

SEM COMENTÁRIO