Polícia Federal

Foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró são recapturados após 51 dias

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento fugiram do local em 14 de fevereiro. Eles foram recapturados em Marabá (PA) nesta quarta-feira, 51 dias depois.

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PFR) prenderam os dois foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (4).

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, foram recapturados na ponte que atravessa o Rio Tocantins, em Marabá, na região Sudeste do Pará, em operação conjunta da PRF com a PF.

Dois foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró são recapturados após 51 dias — Foto: Divulgação/PRF

Rogério e Deibson escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro – há 51 dias. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e integram a facção criminosa Comando Vermelho.

Eles abriram passagem por um buraco e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar. Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal.

Como foi a ação?

A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo às investigações, davam cobertura à fuga. As informações são do portal g1.

Ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi recapturado pela PF e o outro, pela PRF.

Marabá, local onde a recaptura aconteceu, fica a mais de 1.600 km de distância de Mossoró. Em um trajeto em linha reta, o percurso passa por, pelo menos, cinco estados: Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A depender do trajeto, poderia passar ainda pelo Norte do Tocantins.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará pronunciamento, ainda nesta quinta-feira, para dar mais informações sobre as prisões e operações de busca.

Ajuda na fuga

A Polícia Federal identificou que os dois fugitivos da Penitenciária de Mossoró receberam dinheiro de um homem que tem endereço no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O local é dominado pela facção criminosa Comando Vermelho.

Segundo o jornal O Globo, durante os 51 dias em que ficaram foragidos, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça chegaram a ser resgatados de carro da comunidade de Juremal, em Baraúna, no Rio Grande do Norte.

Para a PF, os indícios apontam o possível interesse da facção carioca em apoiar e financiar os fugitivos.

Buscas pelos foragidos

O Ministério da Justiça gastou cerca de R$ 1,7 milhão na operação de busca aos foragidos do presídio federal de Mossoró.

O levantamento, obtido pela CBN por meio da Lei de Acesso à Informação, leva em conta as despesas com o envio da Força Nacional de Segurança e de funcionários da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. Ficaram de fora, por exemplo, os custos envolvendo a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

A Força Nacional de Segurança deixou de atuar nas buscas no fim de março. Após a decisão, a estratégia do Ministério da Justiça passou a ser investir em ações de inteligência para tentar localizar os criminosos ligados ao Comando Vermelho.

Fonte: CBN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo