Notícias

Xinguara sediou encontro de piscicultores da região Araguaia

2016-04-01 - Centro de Convivência dos Idosos-9420Pensando no fortalecimento da piscicultura na região do Araguaia, o SEBRAE realizou na última sexta-feira (1), em Xinguara com apoio da Prefeitura Municipal, através secretaria de Desenvolvimento Rural o encontro regional para o lançamento e adesão ao Projeto Rede do Peixe.

O projeto atende seis cidades, Xinguara, Tucumã, Rio Maria, Santa Maria das Barreira, Redenção e Conceição do Araguaia. A Rede do Peixe tem como objetivo fortalecer e desenvolver a piscicultura do Estado do Pará, melhorando e aumentando a produtividade, garantindo assim a regularidade da oferta e qualidade dos produtos no mercado.

2016-04-01 - Centro de Convivência dos Idosos-9392De acordo com a gerente de Agronegócio do SEBRAE- Pará, Priscila Hoshino, a região Araguaia tem se destacado no cenário da piscicultura, principalmente Xinguara que hoje serve de exemplo para os produtores. “O sucesso do projeto se deve a parceria entre SEBRAE e Prefeituras que fortalece a cadeia de produção. Em Xinguara encontramos um grande engajamento entre produtores e poder público, o que tem trazido bons resultados na produção e comercialização do produto” afirmou.

O coordenador da Rede do Peixe na região Araguaia, Marcos Aurélio, afirmou que a região produz mais de 500 toneladas de peixe por ano. Em Xinguara a produção fica em torno de 200 toneladas/ano, ele lembra que o município conta com mais de 130 produtores, alguns em escala de produção empresarial. Mas, desse total apenas 22 estão cadastrados na Associação de Piscicultores do Município, os demais estão inseridos na agricultura familiar.  “Xinguara é hoje um dos maiores produtores de peixe dessa região. A produção atende o mercado local e ainda algumas cidades do sul e sudeste do estado que concentram um mercado atrativo como Marabá e Parauapebas”, disse.

2016-04-01 - Centro de Convivência dos Idosos-9355Para a secretária adjunta da secretária Municipal de Desenvolvimento Rural de Xinguara, Ednalva Jeremias, a adesão ao projeto vai fortalecer a produção do município, principalmente porque a partir de agora os produtores vão contar com a assistência técnica adequada. No encontro os piscicultores receberam da secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Xinguara a Licença Ambiental, o documento vai ajudar os produtores na busca por financiamentos com bancos parceiros do projeto, assim como garantir a comercialização da produção.

A Rede do Peixe conta com a parceria de secretarias municipais, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará), Adepará (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), SENAR (Serviço Nacional Aprendizagem Rural), Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunidas (FESAR), Universidade Estadual do Pará, além de entidades financeiras e prestadores de serviços.

Ascom/PMX

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo