Xinguara sediou o I Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Polo Araguaia

Por Roserval Ramos

Tatiana Cossetin
Tatiana Cossetin

Aconteceu durante todo o dia 19 de novembro em Xinguara, o primeiro encontro com os secretários de meio ambiente do Polo Araguaia. Com o tema Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal e Subtema: Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental o I Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Polo Araguaia contou com 07 dos 15 municípios que compõe o Polo.

O objetivo do fórum foi discutir a realidade e o fortalecimento da gestão ambiental municipal do polo e ainda apontar oportunidades e aproveitamento do potencial econômico dos municípios e assim buscar a integração dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Os secretários que participaram do fórum receberam orientação técnica e jurídica com ênfase na aplicação da IN e limpeza de pastagem.

Aorisvaldo Pereira
Aorisvaldo Pereira

No inicio do evento a mesa de honra contou com a presença de prefeitos, secretários e demais autoridades presentes. Em seguida foi apresentado um vídeo institucional do município de Xinguara que mostrou a conquista do Selo “Município Verde”. O encontro contou com a presença do diretor regional do Polo Araguaia Aorisvaldo Pereira e do representante do instituto brasileiro de administração municipal William Resende.

Para a secretária de ambiente do município que sediou o encontro, o fórum, Tatiana Cossetin, foi de muita importância para Xinguara.

“O fórum foi fundado devido à necessidade de troca de experiência entre 2015-11-19 - Hospital Municipal (14)os secretários municipais de meios do estado do Pará e para dinamizar o fórum, foi criado as regionais e por Xinguara estar em ponto estratégico foi escolhida para sediar o encontro do Polo Araguaia, momento em que passamos a trocar ideias entre os secretário para que em conjunto posamos aplicar esses conhecimentos em nossas secretaria e tentar padronizar alguns procedimentos e juntos buscar capacitações para os nossos técnicos e ter mais voz junto ao governo do estado”.

“Durante todo o dia podemos trocar informações e ver as dificuldades que cada município enfrenta, por isso saímos daqui com uma pauta de demandas e vamos solicitar capacitação para os técnicos das secretarias, então foi um dia muito proveitoso, o primeiro de muitos fóruns que vamos realizar daqui para frente” afirmou Tatiana Cossetin.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA