Kayapós incendeiam a Câmara de São Félix do Xingu

02. Kayapós preparam entrada na CâmaraOs índios Kayapós que ocupam a Câmara desde a quarta-feira exigindo o pagamento imediato dos 4 meses de salários atrasados para os servidores contratados pela Prefeitura, tomaram uma medida radical na luta por seus direitos.

Como passaram toda a manhã da quinta-feira esperando, mas nenhum vereador compareceu na Câmara para negociar, os índios Kayapós colocaram fogo em pneus primeiro na rua e em seguida incendiaram pneus no pátio interno da Câmara. A Tropa de Choque e a GTO foram chamadas, mas impedidas de agir pelos índios. Com o incêndio, os vereadores chegaram para a negociação.

03. Pneus no pátio interno da CâmaraComo os vereadores se negavam a aprovar a Lei de Contratação, os índios Kayapós recorreram ao Ministério Público. O Promotor Dr. Alan Pierre Chaves, em reunião com o Vereador Gonçalo e com o Prefeito João Cléber, informou que por se tratar de Lei de Urgência, ela deverá ser votada logo na próxima sessão, sexta-feira (dia 08/05). E informou ao Prefeito que ele deve pagar todos os direitos trabalhistas, incluindo férias, décimo-terceiro e rescisão contratual, o que não foi feito ano passado.

Os índios permanecem na cidade, acampados no Centro Nazaré, da Igreja Católica. Durante todo o dia espalharam faixas e cartazes pela cidade e eles distribuíram panfletos explicando suas reivindicações para a população, que prontamente apoiou o movimento, inclusive com doação de roupas e alimentos por parte de comerciantes locais. (Com informações de Carlos Alberto Silva)

03. Fogo na Porta da Câmara

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA