Educação

Alunos da rede municipal de Xinguara continuam sem ir à escola

Os professores da rede municipal de ensino em Xinguara continuam em greve. O coordenador do SINTEPP Subseção Xinguara e regional Janesley de Siqueira, falou com nossa equipe de reportagem e disse que lamenta a situação, onde o executivo municipal aposta em uma decisão judicial vindo de Belém para o fim da greve, mas os trabalhadores em educação não vão ficar no prejuízo, estamos disposto a pagar o que for necessário, inclusive ser obrigados a desacatar a decisão da justiça de retornar a sala de aula, vamos provocar a justiça e não vamos retornar, para que o prefeito possa dar esclarecimentos sobre como ele está aplicando o dinheiro da educação, se ele diz de está aplicando mais do que o necessário, que ele demonstre para que a população de Xinguara saibam que a culpa da greve é do prefeito e do secretario municipal de educação, por que dizem que está aplicando mais não provam.

Pergunta: Está previsto uma reunião do SINTEPP, com a Secretaria de Educação, quais são as propostas por parte do Sindicato?

Resposta: No momento para começar as negociações salariais, devido ao tempo que foi dado a greve, hoje faz 30 dias que a categoria deliberou a greve e há 20 dias estamos paralisados. Por isso queremos que se faça necessário que seja garantido à reposição de aulas a todos os alunos da rede municipal de ensino, não abrimos mão disso. Só começamos deliberar sobre o fim da greve quando estivermos garantia de que todos os alunos recebam a reposição das aulas, outro ponto que não aceitamos e que não haja calendário diferenciado para a reposição de aulas, uma vez que a lei de greve garante todos esses respaldos, quando o município apostou em uma em uma decisão judicial, hoje é necessário que entenda a seguinte situação, mesmo com algumas salas de aulas funcionando, onde alguns companheiros estão desrespeitando o comando de greve, hoje eles tem a obrigação de repor junto com os demais. Por isso não a possibilidade de haver dois calendários, uma vez que em nem uma sala teve aula com 100% dos alunos, a população pode observar nas salas onde professores teimam em dar aula alunos deram exemplo de cidadania e vieram para a luta com os professores, por isso precisamos garantir aulas para todos os alunos não podemos deixar que eles sejam penalizados por irresponsabilidade do município . Afirmou Janesley de Siqueira Coordenador do SINTEPP.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo